www.estudodamente.com - Diversos

AutoConhecimento

Página atualizada em 07/06/2017

Constelações Sistêmicas: Princípios Fundamentais

As Constelações Sistêmicas podem oferecer um poderoso método para encontrar soluções para questões profundamente sentidas - de problemas pessoais e de relacionamento para os problemas no seio das famílias, bem como todos os diferentes grupos (ou sistemas) que fazem parte.

Em contraste com outras abordagens, que tendem a ver as questões pessoais, à luz da experiência individual, constelações sistêmicas mostram muitas questões pessoais como decorrente de complicações dentro das famílias ou sistemas a que pertencemos e porque as raízes desses problemas são muitas vezes fora do nosso consciente, a resolução pode ser muito difícil de conseguir sem acesso a uma perspectiva sistêmica.

As Constelações Familiares têm a capacidade de revelar influências sistêmicas que estão afetando o nosso desenvolvimento e as formas em que vivemos nossas vidas e relacionamentos.

Algumas destas influências incluem:

Padrões que surgem a partir de lealdades inconscientes para outros membros da família que podem restringir e impedir-nos de levar uma vida plena. Forças naturais (ou ordens) que regem a dinâmica do sistema; estes existem para proteger a sobrevivência de ambos os indivíduos dentro do sistema e o próprio sistema; eles também suportam o fluxo de amor de uma geração para a próxima, assim, em um sentido muito real, apoiando a continuação da vida. Os eventos que podem causar dificuldades dentro de uma família ou de sistema são quase sempre aqueles que estão sem reconhecimento ou não abordados - uma tragédia que não foi devidamente entristecida, um crime que levou o autor a ser excluído da família, uma criança que assumiu o papel de um dos pais. Quando essas coisas acontecem, aqueles que seguem - os descendentes - tentarão, inconscientemente, restabelecer o equilíbrio no sistema - por lealdade ao sistema. Eles podem fazer isso, por exemplo, repetindo o comportamento de quem foi excluído do seu sistema em uma tentativa de re-incluí-los, ou, tentando compensar um crime que foi cometido por um antecessor, ou tentando seguir um ente querido para a morte. Este comportamento é quase sempre inconsciente e resulta numa inversão contínua das ordens naturais, bem como dor e contínuas dificuldades para todos os membros do sistema.

Através da criação de uma constelação - um mapa vivo - de um sistema pessoal ou familiar, o reconhecimento destas dinâmicas de outra forma ocultos é possível e uma restauração do equilíbrio natural dentro do sistema familiar torna-se acessível.

Quando a ordem interna da família é respeitosamente restaurada, a dinâmica deixa de funcionar. Isto pode ser feito na própria família ou dentro de uma constelação. Os membros da família são, então, capazes de encontrar o seu lugar certo e experimentar um sentimento de pertencimento e verdadeira força.

Baseado no texto que esta em : http://www.institutopsique.com.br/artigos/155-constelacao-familiar

Páscoa - Passagem

Sede passantes.
Este tema da passagem é o tema da Páscoa.
Pessah em hebraico, quer dizer passagem.
A passagem, no rio, de uma margem à outra margem, a passagem de um pensamento a outro pensamento, a passagem de um estado de consciência a outro estado de consciência.
A passagem de um modo de vida a um outro modo de vida.
Somos passageiros.
A vida é uma ponte e, como diziam os antigos, não se constrói sua casa sobre uma ponte.
Temos que manter, ao mesmo tempo, as duas margens do rio, a matéria e o espírito, o céu e a terra, o masculino e o feminino e fazer a ponte entre estas nossas diferentes partes, sabendo que estamos de passagem.
É importante lembrar-se do carácter passageiro de nossa existência, da impermanência de todas as coisas, pois o sofrimento geralmente é de querermos fazer durar o que não foi feito para durar.
A grande páscoa é a passagem desta vida mortal para a vida eterna, é a abertura do coração humano ao coração divino.
É a passagem da escravidão para a liberdade, passagem que é simbolizada pela migração dos hebreus, do Egito para a terra Prometida. Mas não é preciso temer o Mar Vermelho.
O mar de nossas memórias, de nossos medos, de nossas reações.
Temos que atravessar todas estas ondas, todas estas tempestades, para tocar a terra da liberdade, o espaço da liberdade que existe dentro de nós.
Sede passantes.
Creio que esta palavra é verdadeiramente um convite para continuarmos nosso caminho a partir do lugar onde algumas vezes paramos.
Observemos o que pára a vida em nós, o que impede o amor e o perdão, onde se localiza o medo dentro de nós.
É por lá que é preciso passar, é lá o nosso Mar Vermelho.
Mas, ao mesmo tempo, não esqueçamos a luz, não esqueçamos a liberdade, a terra que nos foi prometida.
Boa Passagem!

Jean-Yves Leloup

Você está pronto para ter um bom relacionamento quando não depende do relacionamento para ser feliz.

Shmuel Lemle

Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Textos extraídos da Internet

A humildade é a manifestação de um coração compreensivo, e serve de exemplo de grandeza a ser seguido pelos outros.

Paramahansa Yogananda

TEORIA U

Iluminando o Ponto Cego

Por que razão as nossas tentativas de lidar com os desafios de nosso tempo falham tantas vezes? Por que razão estamos presos em tantas situações difíceis hoje em dia? A causa do nosso fracasso coletivo é que somos cegos para a dimensão mais profunda da liderança e da mudança transformacional.

Este “Ponto Cego” existe não só na nossa liderança coletiva, mas também nas nossas interações sociais cotidianas. Estamos cegos para a dimensão fonte a partir da qual a liderança eficaz e ação social passa a existir.

Sabemos muito sobre o que os líderes fazem e como eles fazem. Mas sabemos muito pouco sobre o lugar interior, a fonte a partir da qual eles operam. E é esta fonte que “Teoria U” busca explorar.

O U: um Processo, cinco movimentos

Quando líderes desenvolvem a capacidade de se aproximar dessa fonte, eles experienciam o futuro como se ele estivesse “querendo nascer”- uma experiência chamada “presenciar.” Essa experiência geralmente traz consigo ideias para enfrentar os desafios e trazer à existência um futuro que, de outra forma, seria impossível. A Teoria U mostra como essa capacidade de presenciar pode ser desenvolvida.

Nesta jornada, no fundo do U, reside um portão interno que requer de nós deixar ir tudo que não é essencial. Este processo de DEIXAR IR – de nosso ego e eu antigo e DEIXAR VIR – nossa mais elevada possibilidade futura: nosso EU – estabelece uma sutil conexão com uma fonte de conhecimento mais profunda. A essência da Presença é que estes dois “eus” – nosso eu atual e nosso melhor futuro EU – encontram-se no fundo do U e começam a ouvir e ressonar um com o outro.

Uma vez que o grupo atravessa este limite, nada permanece o mesmo. Cada um dos membros do grupo como um todo começa a operar com um nível mais elevado de energia e sentido de possibilidade futura. Muitas vezes, eles então começam a funcionar como um veículo intencional para um futuro emergente.

Sete Competências de Liderança da Teoria U

A jornada por meio do U desenvolve sete capacidades essenciais de liderança.

1. Mantendo o espaço da escuta

A capacidade fundamental do U é o ouvir. O ouvir o outro. O ouvir a si mesmo. E ouvir aquilo que emerge do coletivo. O ouvir eficaz requer a criação de um espaço aberto, no qual os outros podem contribuir para o todo.

2. Observar

A capacidade de suspender a “voz do julgamento” é a chave para a mudança da projeção para a observação real.

3. Sentir

A preparação para a experiência na curva do U – Presencing – requer o ajuste de três instrumentos: o espírito aberto, o coração aberto e a vontade livre. Este processo de abertura não é passivo mas de um “sentindo ativo” junto como um grupo. Enquanto o coração aberto nos permite ver uma situação de todo, a vontade livre nos permite começar a agir com o todo emergente.

4. Presenciar

A capacidade de se ligar à fonte mais profunda de si e permite que o futuro emerja do todo, em vez de um pequena parte ou grupo especial de interesse.

5. Cristalizar

Quando um pequeno grupo de pessoas se compromete com o objetivo e os resultados de um projeto, o poder da sua intenção cria um campo de energia que atrai pessoas, oportunidades e recursos que fazem as coisas acontecerem. Este núcleo funciona como um meio para o conjunto se manifestar

6. Prototipar

Mover para baixo no lado esquerdo do U exige que o grupo se abra e lide com a resistência do pensamento, emoção e vontade. Mover-se para cima – lado direito, requer a integração do pensar, sentir, e no contexto de aplicações práticas e aprender fazendo.

7. Performar

Disse uma vez um grande violinista proeminente que ele não podia simplesmente jogar seu violino na catedral de Chartres; ele tinha a “jogar” o “espaço inteiro”, aquilo a que chamou o “violino macro”, a fim de fazer justiça para tanto espaço e para a música. Da mesma forma, as organizações precisam, para realizar a este nível macro: elas precisam de convocar os conjuntos adequados de jogadores (as pessoas da linha de frente que estão ligadas na mesma cadeia de valor) e a desenvolver uma tecnologia social que permita um encontro multistakeholder para a passagem de debater para Cocriar o novo.

A Teoria U encoraja você a entrar no futuro que emerge

Exemplos destas sete capacidades de liderança da Teoria U podem ser encontrados em um grande número de inovações multistakeholder e em aplicações empresariais.

O Presencing Institute se dedica a desenvolver estas novas tecnologias sociais, integrando ciência, consciência, e metodologias de mudanças sociais profundas.

http://inovforum.fgv.br/pauta/teoria-u/

Purificar-se é preciso, pois neste oceano de vida que circula, e que chamamos de Universo, no qual nos movimentamos e experimentamos ser, está prestes a ocorrer um aumento desse fluxo e a purificação é a maneira mediante a qual não apenas nos protegemos contra as adversidades como também a contribuição que damos para que esse sistema colossal de distribuição de vida encontre em nós um centro capaz de irradiar e multiplicar a graça. Purificar-se é preciso e isso não é mera questão de higiene, essa é básica e pressuponho que tu não precises de maiores esclarecimentos a respeito. Precisas sim compreender a purificação subjetiva, que se dá através de três práticas, a da verdade, a da retidão e a da mansidão. Mediante a verdade, a retidão e a mansidão tu te proteges contra toda adversidade.

Quiroga

A felicidade é sua natureza. Não é errado desejá-la. O que é errado é procurar fora quando ela está dentro.

Ramana Maharshi

Os Sete Princípios do Biocentrismo

A teoria do Biocentrismo se baseia em 7 princípios:

1. O espaço e o tempo não são realidades absolutas, portanto, a realidade “externa” seria um processo de percepção e de criação da consciência.

2. As nossas percepções externas e internas estão ligadas, de forma profunda, não podendo se divorciar uma da outra.

3. O comportamento das partículas subatômicas está ligado com a presença de um observador consciente. Sem esta presença, as partículas existem, no melhor dos casos, em um estado indeterminado de probabilidade de onda.

4. Sem consciência a matéria permanece em um estado indeterminado de probabilidade. A consciência precede o universo.

5. A vida cria o universo, e não o contrário, como estabelecido pela ciência tradicional.

6. O tempo não tem real existência fora da percepção humana.

7. O espaço, assim como o tempo, não é um objeto. O espaço é uma forma de compreensão e não existe por conta própria.

LANZA, Robert; BERMAN, Bob. Biocentrism: How life and consciousness are the keys to understanding the true nature of the universe. Benbella Books, 2009.

Quando estudamos espiritualidade pela primeira vez, geralmente nossa intenção é ajudar a nós mesmos. Gostaríamos de nos tornarmos pessoas melhores, vivendo vidas melhores. Nosso objetivo é ter menos pensamentos negativos, menos julgamento e menos relacionamentos “tóxicos”.

Mas em algum momento, um verdadeiro aluno percebe que a Filosofia não se trata de autoajuda. Trata-se de ajudar os outros, pois a melhora em nossas vidas é apenas o resultado de sermos um grande canal para melhorar a vida dos demais.

O verdadeiro trabalho espiritual é importar-se com a elevação espiritual do mundo inteiro.

Yehuda Berg

Texto de Introdução do LIVRO DA GRATIDÃO de Rhonda Byrne

Sempre que me perguntam qual é o modo mais fácil de usar O Segredo, minha resposta é a mesma. Gratidão! Essa é uma das emoções mais poderosas que você pode usar para encher sua vida com tudo de bom em abundância. Não importa quem você é,não importa onde está, a gratidão pode dissolver toda a negatividade de sua vida, independentemente da forma que ela assumiu. Deixe-me explicar como algo tão simples pode transformar completamente sua vida.

O Segredo explica que a lei da atração é a lei mais poderosa do Universo. Essa lei grandiosa comanda todos os tipos de energia, atraindo energias para energias semelhantes. Einstein provou que tudo no Universo é energia. Toda as energias vibram em freqüências específicas. Nós também somos energia. Portanto, cada um de nós está vibrando igualmente em determinada freqüência. Seus pensamentos, sentimentos e crenças determinam a vibração e a freqüência de sua energia.

À medida que você se concentra na gratidão, pensa, fala e sente gratidão, transforma sua freqüência em uma das freqüências mais altas e poderosas. A gratidão atrai para si energias semelhantes, de modo que, enquanto você se sente grato, atrai para si, de forma poderosa, energias do mesmo padrão vibratório, fazendo com que viva mais coisas pelas quais seja grato. Em outras palavras, você atrairá para si energias de pessoas, das circunstâncias e dos acontecimentos que trarão tudo de bom para a sua vida.

É impossível conquistar mais coisas boas para sua vida se você não sente gratidão pelo que já possui. Por quê? Porque os pensamentos e sentimentos que você emite quando não é grato atraem uma vida cheia de mais coisas pelas quais não é grato. Seja inveja, ressentimento, insatisfação ou a sensação de “insuficiência”, essas emoções negativas não podem dar-lhe o que você deseja, pois impedem que seu próprio bem chegue até você. Se você deseja um carro novo, mas não é grato pelo carro que já tem, essa será a freqüência dominante que estará enviando, e você não conseguirá atrair algo melhor. Por outro lado, se for grato pelo carro que já tem, você invocará para si um carro ainda melhor, de maneira poderosa.

As coisas negativas pelas quais passamos na vida são causadas simplesmente por darmos as costas a tudo o que de bom já existente. Imagine que o Universo (que é totalmente bom) é como o Sol. O Sol brilha constantemente, enviando a nós sua energia vital em um fluxo interminável. Você experimenta o efeito do Sol quando se volta para ele, mas se lhe der as costas, não receberá mais seus efeitos vitais. O Universo opera de maneira idêntica ao Sol. Está sempre aqui e sempre disponível, enviando o bem a você. Quando você concentra pensamentos e sentimentos na gratidão, volta-se para todo o bem que é continuamente oferecido a você. Contudo, quando você se queixa, culpa, critica, se ressente, inveja ou tem qualquer outra emoção negativa, dá as costas a tudo o que é positivo.

A Gratidão é uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar para transformar sua vida em completa alegria.
...

Rhonda Byrne

A transformação é movida pelo desejo de retornar a algo puro e original que foi esquecido ou adulterado com o tempo. A transformação é possível quando há um encontro com Deus. É o poder do amor de Deus que transforma as profundezas do eu. ... É esse amor que traz fé e coragem para mudar.

Anthony Strano

Eu te compreendo

Eu sei das tuas tensões, dos teus vazios e da tua inquietude. Eu sei da luta que tens travado à procura de Paz. Sei também das tuas dificuldades para alcançá-la. Sei das tuas quedas, dos teus propósitos não cumpridos, das tuas vacilações e dos teus desânimos.

Eu te compreendo... Imagino o quanto tens tentado para resolver as tuas preocupações profissionais, familiares, afetivas, financeiras e sociais. Imagino que o mundo, de vez em quando, parece-te um grande peso que te sentes obrigado a carregar. E tantas vezes, sem medir esforços.

Eu conheço as tuas dúvidas, as dúvidas da natureza humana. Percebo como te sentes pequeno quando teus sonhos acalentados vão por terra, quando tuas expectativas não são correspondidas. E essas inseguranças com o amanhã? E aquela inquietação atroz em não saberes se amanhã as pessoas que hoje te rodeiam ainda estarão contigo? De não saberes se reconhecerão o teu trabalho, se reconhecerão o teu esforço. E, por tudo isto, sofres, e te sentes como um barco sozinho num mar imenso e agitado.

E não ignoro que, muitas vezes, sentes uma profunda carência de amor. Quantas vezes pensaste em resolver definitivamente os teus conflitos no trabalho ou em casa. E nem sempre encontraste a receptividade esperada ou não tiveste força para encaminhar a tua proposta. Eu sei o quanto te dói os teus limites humanos e o quanto às vezes te parece difícil uma harmonia íntima. E não poucas vezes, a descrença toma conta do teu coração.

Eu te compreendo... Compreendo até tuas mágoas, a tristeza pelo que te fizeram, a tristeza pela incompreensão que te dispensaram, pelas ingratidões, pelas ofensas, pelas palavras rudes que recebeste. Compreendo até as tuas saudades e lembranças. Saudade daqueles que se afastaram de ti, saudade dos teus tempos felizes, saudade daquilo que não volta nunca mais... E os teus medos? Medo de perderes o que possuis, medo de não seres bom para aqueles que te cercam, medo de não agradares devidamente às pessoas, medo de não dares conta, medo de que descubram o teu íntimo, medo de que alguém descubra as tuas verdades e as tuas mentiras, medo de não conseguires realizar o que planejaste, medo de expressares os teus sentimentos, medo de que te interpretem mal.

Eu compreendo esses e todos os outros medos que tens dentro de ti. Sou capaz de entender também os teus remorsos, as faltas que cometeste, o sentimento de culpa pelos pequenos ou grandes erros que praticaste na tua vida. E sei que, por causa de tudo isso, às vezes te encontras num profundo sentimento de solidão. É quando as coisas perdem a cor, perdem o gosto e te vês envolto numa fina camada de indiferença pela vida. Refiro-me àquela tua sensação de isolamento, como se o mundo inteiro fosse indiferente às tuas necessidades e ao teu cansaço. E nesse estado, és envolvido pelo tédio e cada ação ou obrigação exige de ti um grande esforço. Sei até das tuas sensações de estares acorrentado, preso; preso às normas, aos padrões estabelecidos, às rotineiras obrigações: "Eu gostaria de... mas eu tenho que trabalhar, tenho que ajudar, tenho que cuidar de, tenho que resolver, tenho que!...". Eu te compreendo... Compreendo os teus sacrifícios.

E a quantas coisas tens renunciado, de quantos anseios tens aberto mão!... E sempre acham que é pouco... Pouca coisa tens feito por ti e tua vida, quase toda ela, tem sido afinal dedicada a satisfazer outras pessoas. Sei do teu esforço em ajudar as outras pessoas e sei que isso é a semente de tuas decepções. Sei que, nas tuas horas mais amargas, até a revolta aflora em teu coração. Revolta com a injustiça do mundo, revolta com a fome, as guerras, a competição entre os homens, com a loucura dos que detêm o poder, com a falsidade de muitos, com a repressão social e com a desonestidade. Por tudo isso, carregas um grau excessivo de tensões, de angústia e de ansiedade. Sonhas com uma vida melhor, mais calma, mais significativa. Sei também que tens belos planos para o amanhã. Sei que queres apenas um pouco de segurança, seja financeira ou emocional, e sei que lutas por ela.

Mas, mesmo assim, tuas tensões continuam presentes. E tu percebes estas tensões nas tuas insônias ou no sono excessivo, na ausência de fome ou na fome excessiva, na ausência de desejo para o sexo ou no desejo sexual excessivo. O fato é que carregas e acumulas tensões sobre tensões: tensões no trabalho, nas exigências e autoritarismos de alguns, nas condições inadequadas de salário e na inexistência de motivação, nos ambientes tóxicos das empresas, na inveja dos colegas, no que dizem por trás. Tensões na família, nas dependências devoradoras dos que habitam a mesma casa; nos conflitos e brigas constantes, onde todos querem ter razão; no desrespeito à tua individualidade, no controle e cobrança das tuas ações. Eu te compreendo, e te compreendo mesmo. E apesar de compreender-te totalmente, quero dizer-te algo muito importante. Escuta agora com o coração o que te vou dizer:

Eu te compreendo, mas não te apoio! Tu és o único responsável por todos estes sentimentos. A vida te foi dada de graça e existem em ti remédios para todos os teus males. Se, no entanto, preferes a autocomiseração ao invés de mobilizares as tuas energias interiores, então nada posso te oferecer. Se preferes sonhar com um mundo perfeito, ao invés de te defrontares com os limites de um mundo falho e humano, nada posso te oferecer.

Se preferes lamentar o teu passado e encontrar nele desculpas para a tua falta de vontade de crescer; se optastes por tentar controlar o futuro, o que jamais controlarás com todas as suas incertezas; se resolveste responsabilizar as pessoas que te rodeiam pela tua incompetência em tratar com os aspectos negativos delas, em nada posso te ajudar. Se trocaste o auto apoio pelo apoio e reconhecimento do teu ambiente, então nada posso te oferecer. Se queres ter razão em tudo que pensas; se queres obter piedade pelo que sentes; se queres a aprovação integral em tudo que fazes; se escolhestes abrir mão de tua própria vida, em nome do falso amor, para comprares o reconhecimento dos outros, através de renúncias e sacrifícios, nada posso te oferecer. Se entendeste mal a regra máxima "Amar ao próximo como a ti mesmo", esquecendo-te de amar a ti mesmo, em nada posso te ajudar.

Se não tens um mínimo de coragem para estar com teus próprios sentimentos, sejam agradáveis ou dolorosos; se não tens um mínimo de humildade para te perdoares pelas tuas imperfeições; se desejas impressionar os outros e angariar a simpatia para teus sofrimentos; se não sabes pedir ajuda e aprender com os que sabem mais do que tu; se preferes sonhar, ao invés de viver, ignorando que a vida é feita de altos e baixos, nada posso te oferecer. Se achas que pelo teu desespero as coisas acontecerão magicamente; se usas a imperfeição do mundo para justificar as tuas próprias imperfeições; se queres ser onipotente, quando de fato és simplesmente humano; se preferes proteção à tua própria liberdade; se interiorizaste em ti desejos torturadores; se deixaste imprimirem-se em tua mente venenosas ordens de: "Apressa-te!", "Não erres nunca!", "Agrade sempre!"; se escolheste atender às expectativas de todas as pessoas; se és incapaz de dar um não quando necessário, em nada posso te ajudar. Se pensas ser possível controlar o que os outros pensam de ti; se pensas ser possível controlar o que os outros sentem a teu respeito; se pensas ser possível controlar o que os outros fazem; se queres acreditar que existe segurança fora de ti, repito:

Eu te compreendo mas, em nome do verdadeiro Amor, jamais poderia apoiar-te! Se recusas buscar no âmago do teu ser respostas para os teus descaminhos, se dás pouca importância a teus sussurros interiores; se esqueceste a unidade intrínseca dos opostos em nossa vida terrena; se preferes o fácil e abandonastes a paciência para o Caminho; se fechaste teus ouvidos ao chamado de retorno; se perdeste a confiança a ponto de não poderes entregar tua vida à vontade onipotente de Deus; se não quiseste ver a Luz que vem do Leste; se não consegues encontrar no íntimo das coisas aquele ponto seguro de equilíbrio no meio de todas as tormentas e vicissitudes; se não aceitas a tua vocação de Viajante com todos os imprevistos e acidentes da Jornada; se não queres usar o tempo, o erro, a queda e a morte como teus aliados de crescimento, realmente nada posso fazer por ti.

Se aspiras obter proteção quando o que precisas é Liberdade; se não descobriste que a verdadeira Liberdade e a autêntica Segurança são interiores; se não sabes transformar a frase "Eu tenho que..." na frase "Eu quero!"; se queres que o fantasma do passado continue a fechar teus olhos para a infinidade do teu aqui e agora; se queres deixar que o fantasma do futuro te coloque em posição de luta com o que ainda não aconteceu e, provavelmente, não chegará a acontecer; se optaste por tratar a ti mesmo como a um inimigo; se te falta capacidade para ver a ti mesmo como alguém que merece da tua própria parte os maiores cuidados e a maior ternura; se não te tratas como sendo a semente do próprio Deus; se desejas usar teus belos planos de mudar, de crescer, de realizar, como instrumentos de auto-tortura; se achas que é amor o apego que cultivas pelos teus parentes e amigos; se queres ignorar, em nome da seriedade e da responsabilidade, a criança brincalhona que habita em ti; se alimentas a vergonha de te enternecer diante de uma flor ou de um por de sol; se através da lamentação recusas a vida como dádiva e como graça, não posso te apoiar.

Mas, se apesar de todo o sono, queres despertar; se apesar de todo o cansaço, queres caminhar; se apesar de todo o medo, queres tentar; se apesar de toda acomodação e descrença, queres mudar, aceita então esta proposta para a tua Felicidade: A raiz de todas as tuas dificuldades são teus pensamentos negativos. São eles que te levam para as dores das lembranças do passado e para a inquietação do futuro. São esses pensamentos que te afastam da experiência de contato com teu próprio corpo, com o teu presente, com o teu aqui e agora e, portanto, distanciando-te de teu próprio coração. Tens presentes agora as tuas emoções? Tens presente agora o fluxo da tua respiração? Tens presente agora a batida do teu coração? Tens agora a consciência do teu próprio corpo? Este é o passo primordial. Teu corpo é concreto, real, presente, e é nele que o sofrimento deságua e é a partir dele que se inicia a caminhada para a Alegria.

Somente através dele se encaminha o retorno à Paz. Jamais resolverás os teus problemas somente pensando neles. Começa do mais próximo, começa pelo corpo. Através dele chegarás ao teu centro, ao teu vazio, àquele lugar onde a semente germina. Através da consciência corporal, galgarás caminhos jamais vistos, entrarás em contato com os teus sentimentos, perceberás o mundo tal como é e agirás de acordo com a naturalidade da vida. Assume o teu corpo e os teus sentimentos, por mais dolorosos que sejam; assume e observa-os, simplesmente observa-os. Não tentes mudar nada, sê apenas a tua dor. Presta atenção, não negues a tua dor. Para que fingir estar alegre se estás triste? Para que fingir coragem se estás com medo? Para que fingir amor se estás com ódio? Para que fingir paz se estás angustiado? Não lutes contra teus sentimentos, fica do teu próprio lado, deixa a dor acontecer, como deixas acontecer os bons momentos. Pára, deixa que as coisas sejam exatamente como são.

Entra nos teus sentimentos sem os julgar, não fujas deles, não os evites, não queira resolvê-los escapando deles - depois terás de te encontrar com eles novamente, é apenas um adiamento, uma prorrogação. Torna-te presente, por mais que te doa. E, se assim fizeres, algo de muito belo acontecerá! Assim como a noite veio, ela também se irá e então testemunharás o nascer do dia, pois à noite o sol escurece até a meia-noite e, a partir daí, começa um novo dia.

Se assim fizeres, sentirás brotar de dentro de ti uma força que desconhecias e te sentirás renovado na esperança e a vida entrando em ti. Se assim fizeres, entenderás com o coração que a semente morre mesmo, totalmente, antes de germinar e que a morte antecede a vida. E, se assim fizeres, poderei dizer-te então que: Eu te Compreendo e que, assim, tens todo o meu apoio! E verás com muita alegria que, justamente agora, já não precisas mais do meu apoio, pois o foste buscar dentro de ti e o encontraste dentro da tua própria dor! ...

Extraído do Site : http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=1866

“A Paz exige quatro condições essenciais: Verdade, Justiça, Amor e Liberdade.”

Papa João Paulo II

Reeditar a Memória

Reeditar a memória é um dos processos de transformação da personalidade estudados pela teoria da Inteligência Multifocal.
Não podemos deletar a memória, só reeditá-la ou reescrevê-la. ...
O que é reeditar ou reescrever a memória ?
Não é apagar os arquivos doentes, mas inserir novas experiências nas janelas da memória.
É entrar no palco da mente e construir segurança onde existe o medo, lucidez onde existe estupidez, tranquilidade onde existe ansiedade.
...
A memória humana se abre por janelas. Cada janela possui um grupo de arquivos que contém milhares de informações agregadas.
Temos milhões de janelas no córtex cerebral. Não acessamos arquivos inteiros, como nos computadores, mas as janelas.
Algumas janelas são belíssimas, geram prazer, coragem, respostas inteligentes.
Outras são doentias, geram ansiedade, ódio, desmotivação.

Livro "Seja líder de si mesmo" de Augusto Cury

Hábitos

Hábitos de pensamentos são ímãs mentais que atraem para você certas coisas, pessoas e condições. Enfraqueça um mau hábito, evitando tudo aquilo que o ocasionou ou que o estimulou, sem no entanto se concentrar nele, no seu fervor por evitá-lo. Então, desvie sua mente para algum bom hábito e, firmemente, cultive-o até que ele torne-se parte de você.

Paramahansa Yogananda, "A Lei do Sucesso"

Despreocupação

“Há 5 maneiras de parar de se preocupar e ser feliz.

(1) Sempre que você notar pensamentos de preocupação, use essa frase curta para interromper este padrão mental: Pode ser que esta história nunca aconteça.

(2) Transforme a escuridão da preocupação na luz da oportunidade.

(3) Escreva todas suas preocupações em uma folha em branco e transforme-as em cinzas.

(4) Ao invés de enviar pensamentos temerosos para o objeto de sua preocupação, envie pensamentos fortalecedores e amorosos.

(5) Seja positivo e diga: Eu sempre vejo o lado iluminado da vida.”

Mike George, Ending all your worries, Clear Thinking, 31.01.10

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS - 4 de OUTUBRO

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Motivação

“Em latim, a raiz da palavra “movimento” é motus anima, que significa “o espírito que nos move”.
Motivo e motivação também têm suas raízes em “mover”.
Perguntar o que me motiva é perguntar o que me move, o que coloca minha consciência em movimento.
Então pergunte-se: Essa energia que me faz mover vem de dentro ou de fora ?
A verdadeira motivação é intrínseca. E o segredo da automotivação está tão perto de casa que até nos esquecemos dele. O segredo está na própria mente.
Pensar com prazer e ser criativo. Nossas satisfações mais profundas na vida não vêm no fim de algo mas no processo de criar e dar forma a algo.”

Mike George

"SEJA a mudança que você quer ver no mundo"

Mahatma Gandhi

Meta Clara

Se, numa cidade, quero chegar à praça central, preciso ter alguma orientação. Quando mais certeza das direções houver, tanto mais firmeza haverá nos passos que darei. Se eu pudesse representar com traços toda a minha vida, desde o nascimento até agora, o que resultaria ? Rabiscos com mil voltas, mudanças de rumo, tangentes, etc ? Se é esse o caso, então é sinal claro de que falta uma meta determinada.

Bibliografia :
A Última Fronteira
Donnell, Ken O'
Editora Gente
Rio de Janeiro
8a Edição
Pág. 35

"Senhor, atende esta minha suplica: que eu jamais perca a felicidade de ver a presença do único no jogo dos muitos."

Meditando com Rabindranath Tagore

"O caminho ... do autoconhecimento, da iluminação, exige, entre outras coisas, pureza de propósitos, determinação, perseverança e comprometimento com o ideal ...

É sobretudo um caminho prático e não teórico, de aplicação das leis estudadas, de vivência, de interação, no qual as teorias e crenças são colocadas à prova para serem corroboradas ou abandonadas em favor de outras que expressem melhor a verdade.

O verdadeiro místico está não apenas procurando o contato direto com sua divindade interior, sem a necessidade de intermediação de quem quer que seja, mas também está em perfeita sintonia com o mundo atual, agindo e modificando-o segundo as leis cósmicas, no sentido de trazer a ele o equilíbrio e a paz, seja por meio de seu exemplo ou pela ação direta ou indireta na administração de conflitos.

Neste plano de manifestação o conflito é uma necessidade, sempre existiu e sempre existirá, sem ele não haveria evolução. A diferença reside na forma como reagimos ao fato. Conforme agimos ou encaramos os fatos, nos tornamos seus mestres ou seus escravos.

Seja como for, o importante é não nos tornamos apenas passivos espectadores de nossas próprias vidas, mas seus conscientes protagonistas. ... "

FRC

“Ser benevolente é reconhecer o direito à diferença de cada um, sem forçar ninguém a mudar a sua forma de comportamento. A maravilha está em saber criar harmonia dentro da diferença. Este é o verdadeiro método de tornar nossos amigos aqueles que nos causam conflitos. Quanto melhor somos para os outros, melhor somos para nós mesmos.”

António Sequeira

"As pessoas procuram-me dizendo: eu quero paz. Digo-lhes que removam o "eu", que são seus egos. Removam o "quero", que são seus desejos. O que resta é a Paz. "

Sathya Sai Baba

Misericórdia

“Aquele que é virtuoso - mesmo com aqueles que o criticam - tem uma atitude de misericórdia e compaixão. Ele permanece inabalável diante dos ataques. O método para alcançar o coração de todos é ser cheio de conhecimento, poder e amor. Junto com isso seja destemido e veja sempre os outros de forma elevada. Por outro lado, nunca dê importância àquilo que tem sabor de falso. Assim todos os fantasmas à sua volta terminarão e você será vitorioso."

António Sequeira

Liderança 2

"Uma pessoa condicionada pelas tarefas, mais cedo ou mais tarde, perde eficácia porque ela perde as pessoas. A maioria dos líderes são lembrados pelas pequenas coisas, não pelas grandes coisas. Verdadeiros líderes são lembrados pelos pequenos atos humanitários sempre apreciados por aqueles que estão próximos. Mas status e ganância tornam-se desafios muito grandes para um líder. Mesmo louvor e sucesso é difícil para muitos. É por isso que um líder tem que lembrar: Eu sou um servidor - Eu estou a serviço."

Mohini Panjabi, On being a leader, Heart & Soul, Nº18, London

"As pessoas procuram-me dizendo: eu quero paz.
Digo-lhes que removam o "eu", que são seus egos.
Removam o "quero", que são seus desejos.
O que resta é a Paz."

Sathya Sai Baba

"Uma pessoa condicionada pelas tarefas, mais cedo ou mais tarde, perde eficácia porque ela perde as pessoas. A maioria dos líderes são lembrados pelas pequenas coisas, não pelas grandes coisas. Verdadeiros líderes são lembrados pelos pequenos atos humanitários sempre apreciados por aqueles que estão próximos. Mas status e ganância tornam-se desafios muito grandes para um líder. Mesmo louvor e sucesso é difícil para muitos. É por isso que um líder tem que lembrar: Eu sou um servidor - Eu estou a serviço."

Mohini Punjabi, On being a leader, Heart & Soul, Nº18, London

A partir de cada nova ponderação, saímos do aparente e superficial para chegar cada vez mais perto da essência ou da razão de ser de algo ou de alguém.

Isto faz parte de uma visão sistêmica. Não procuramos apenas ver a aparência de uma situação, mas o suporte que sustenta seus aspectos visíveis, e a base onde a estrutura tem suas raízes.

Por exemplo, meu superior imediato está bastante irritado hoje. Perguntamos: o que é que sustenta este estado de ira ? Deve ser por algum sofrimento interno - ele brigou com a esposa, tem um dívida alta para pagar - não sabemos se, ao invés de focalizarmos nossa atenção na raiva dele, procurando ver as raízes dela, veremos a pessoa sofrida, e não a irritada. Isto despertará sentimentos de querer ajudar, em vez de criar defesas contra a ira dele.

Bibliografia :
Raízes da Transformação - A Qualidade Individual como base da Qualidade Total
O´Donnel, Ken
Casa da Qualidade Editora
Salvador, BA
1994
Pag. 61

"A lei do ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos. "

Mohandas Gandhi

Neste universo tudo é uno

Esta visão poderia também ser expressada como sendo "todas as coisas estão funcionando como um só corpo orgânico". O significado de que A e B são unos, quer dizer que o A e B são ambos parte de um todo maior, membros componentes, razão por que a ação de A influi direta ou indiretamente em B, enquanto que o B também influi da mesma maneira sobre o A.

Dentro dessa expressão "todas as coisas" literalmente inclui-se tudo. Em termos de nós, seres humanos, em níveis mais próximos, podemos dizer que eu e cada um dos senhores leitores somos "unos". ... a humanidade é una.

Se formos analisar do ponto de vista das graças recebidas da natureza, a humanidade e os demais seres vivos fundamentalmente não se encontram em estado de confronto, sendo portanto unos com todos os seres que compartilham deste planeta. Além disso, os seres vivos são unos com os componentes físicos que constituem o ambiente da terra, assim como a atmosfera e o solo terrestre. Por sua vez, a Terra é um dos planetas que compõem o Sistema Soloar, sendo uno a ele. O Sistema Solar é uno com a Via Láctea, que por sua vez é uno com o Universo que o envolve.

Bibliografia:
Revista Mundo Ideal
Seicho-No-Ie
Novembro de 2003
Pag. 12 e 13

Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você a sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores.

Richard Bach

"... há pelo menos dois modos de considerar um caminhar, e cada um deles tem suas próprias consequências éticas.

O primeiro consiste em levar em conta apenas o ponto de chegada. É o que poderíamos chamar de ´viagem de resultados´. O que interessa é o ponto final.

No segundo, o interesse maior está voltado para o trajeto, isto é, para o processo. Diz-se então que o caminho se faz ao caminhar, desvela-se à medida em que o percorremos.

No primeiro caso estamos preocupados com um ponto, com uma coisa.
No segundo, interessa-nos um processo.

Na primeira circunstância abrevia-se o mais possível o caminho, porque ele não interessa.

Na segunda, busca-se a experiência do trajeto."

(H.Mariorri, Ciência Cognitiva e Experiência Humana)

Texto extraído do folheto do Abaçai Cultura e Arte - Verão 2008.

Segue site do Autor do Texto acima : http://www.geocities.com/pluriversu/index.html

Foco

"Simplifique sua vida e largue toda a bagagem desnecessária. Reestruture suas obrigações. Livre-se das atividades improdutivas que não contribuem para o seu foco na vida ou para suas metas atuais. Foque seus esforços em fazer as coisas certas e abandone as tarefas que não contam muito, mesmo se você as executa maravilhosamente bem. Aceite que você não pode fazer tudo nem satisfazer todos ao mesmo tempo. Solte."
Brian Bacon, Self-manegement strategies for leaders in troubled waters, Heart & Soul Nº18, London

Estar Preparado

Um antigo adágio, que todos conhecem, enuncia que "é melhor prevenir que remediar". Isto é verdadeiro no plano do corpo e também no da alma. Quando a doença nos assalta, às vezes é tarde demais para vencê-la. Por isso devemos nos esforçar para sempre reunir as condições físicas e psicológicas mais favoráveis à manutenção da saúde, e assim lançarmos nossas bases para uma pervenção eficaz. O que devemos fazer pelo bem de nosso corpo, também devemos fazer pelo bem de nossa alma. Em vez de esperarmos até que as circunstâncias alterem nossa vida espiritual e destruam nossa fé mística, devemos cultivar nossa jardim interior, semeando ali as sementes de uma amor incondicional à Causa Suprema.

- Christian Bernard, FRC

Texto extraído da Revista : O Rosacruz, Número : 263

O Poder da Concentração
Por Luciana Ferraz*

Como extrair o máximo do tempo e das situações focando sua mente.

Todos sabemos que só com concentração na mente e nas ações há sucesso nas nossas vidas. A falta dessa habilidade nos leva a refazer as tarefas várias vezes, repetir erros, gera desperdício de tempo, financeiro e do que é o mais precioso: nossos pensamentos.

Alguns fatores físicos podem contribuir para criar um estado desconcentrado:
- hiperatividade do cérebro
- alimentação deficiente de vitaminas e sais minerais
- doença, dor, mal-estar ou perturbações do corpo que atraiam nossa atenção na sua direção
- falta de hidratação, por isso é sugerido beber dois litros de água por dia
- ambientes mal-ventilados ou carência de oxigênio devido à má respiração

Dentre os fatores mentais prejudiciais à concentração podemos citar:
- a preguiça que é como ferrugem no nosso intelecto, dificultando o ânimo e entusiasmo a operarem no nosso raciocínio
- a falta de motivação e interesse por um assunto, uma tarefa, um propósito elevado, fazendo que não haja o gosto ou prazer do empenho
- o hábito de cultivar o inútil e supérfluo através do consumismo e do excesso de informação, criando-se desperdício de energia ou dificultando que ela circule devido ao acúmulo de bens, comida, posses
- a tendência à expansão. O que pode ser dito em dez palavras leva 100; o que pode ser feito em dez minutos leva uma hora, o que pode ser solucionado com um pensamento acaba entrando num rodamoinho que nos torna exauridos

Os métodos que nos ajudam a recuperar nossa força interior, essencial para que a concentração comece a operar na nossa vida são:
- desenvolver autocontrole e autodomínio para que a mente ganhe uma direção e os pensamentos permaneçam sob meu comando
- praticar ir sempre à essência das situações, dos problemas, das conversas, para que possamos condensar as cenas da vida e extrair o suco, a mensagem central que nos levará às soluções
- cultivar a reflexão sobre temas espirituais e a habilidade de mergulhar profundo, para encontrar entendimento e compreensão. É dito que na superfície do mar há ondas e agitação, mas no fundo do oceano encontramos paz e tesouros
- refinar o intelecto para que ele possa discernir com precisão o certo do errado, o útil do inútil e favorecer decisões pró-ativas
- tornar-se seu próprio professor, ensinando a si mesmo os benefícios da concentração
- tornar-se sua própria mãe aconselhando-se de forma amorosa, tornar-se seu próprio amigo, criando um canal de diálogo com você mesmo

Concentrar é gerar força e poder. É multiplicar o potencial. É produzir o perfume que com uma gota espalha sua fragrância no lugar de uma água de colônia diluída. Concentrar é canalizar a energia numa meta, é focar um objetivo.

Assim como o dependente químico tem que querer sair das drogas para que haja sucesso no tratamento, o praticante espiritual sincero tem que querer experimentar estados elevados de consciência e precisa sustentar sua escolha com força de vontade, prática constante e determinação.

*Luciana M. S. Ferraz é socióloga e coordenadora nacional da Organização Brahma Kumaris.
Extraído de www.editorabk.org.br

“Pelo uso correto da mente, é possível compreender como Deus está além dela e do intelecto, e como sua verdadeira natureza só pode ser sentida pelo poder intuitivo da alma..”

Paramahansa Yogananda

Felicidade

“Há vários tipos de felicidade: a de ter um carro zero; a de passar no vestibular; a de se tornar avô; a de receber um elogio. Mas há um tipo de felicidade que independe das outras pessoas e dos eventos externos. É uma felicidade serena e silenciosa, fruto de um cuidadoso trabalho interior. É a felicidade de conhecer-se, de valorizar-se e de festejar cada pequena vitória pessoal. Essa felicidade tem o poder de curar. Ela é verdadeira, simples e constante. A decisão de ser sempre feliz, haja o que houver, depende apenas de nossa força interior.”
Brahma Kumaris

Harmonia Interior

"A alma que dança a dança do amor próprio, de sua beleza, é a alma que conhece sua realidade. Consciência da alma é a arte na qual todas as virtudes são aparentes. É o método refinado de elevar a consciència para além do mundo material e sublimar o grosseiro com o sutil. Consciência da alma é o seu eu essencial. Conhecer o eu dessa forma é o atalho para a harmonia interior. Visualizar, realizar e experimentar o eu como um ser completo e soberano é bem-aventurança."
Brahma Kumaris, "Universal Harmony", The World Renewal, November, 1994

“Como responder àqueles que têm uma atitude negativa em relação a nós?
(1) Entenda que, naquele momento, eles não estão sendo eles;
(2) Não tome nada pessoalmente porque na verdade eles perderam a percepção deles mesmos;
(3) Veja a negatividade deles como passado e mantenha a bondade autêntica deles em sua visão;
(4) Entenda que eles estão lá para lhe ensinar algo e procure a lição que você precisa aprender;
(5) Esteja consciente de que o sofrimento deles é um pedido de ajuda. Você tem a força para ajudá-los.”

Mike George

Flexibilidade significa ser capaz de transformar problemas em mestres.

Bibliografia :
Pérolas de Sabedoria
Janki, Dadi
Editora Gente
São Paulo
2000
Pág. 23

Encontre pelo menos uma boa qualidade em todos, independentemente de quantos defeitos você perceba. Quanto mais se concentrar no bem, mais poder dará às pessoas e mais depressa elas conseguirão mudar.

Bibliografia :
Pérolas de Sabedoria
Janki, Dadi
Editora Gente
São Paulo
2000
Pág. 34

Primeiro Credo Celta

Creio na existência de um só SER, Todo-Poderoso, Infinitamente Sábio, Infinitamente Bom, Fonte e Conservador de todos os seres emanados ...
Bibliografia :
As Tradições Celtas
Ambelain, Robert
Editora Objetiva
Rio de Janeiro
Pág. 203

Se a mente humana é pura e poderosa, centrada num entendimento verdadeiro da realidade, sua vibrações são capazes de tornar os outros pacíficos e inclusive trazer sob controle e harmonia os elementos da matéria, espaço e tempo.

Texto extraído da Revista Vida Plena - Ano IV - Edição Especial - 2007 - Pág. 16

Jovialidade

...
Posteriormente , para fazer da jovialidade uma expressão automática, imagino-me como um lindo cisne que, segundo dizem, colhe somente as pérolas. Isto significa que apenas perceberei, tomarei, colherei as boas qualidades e virtudes dos outros, e deixarei passar seus defeitos.

Você permanece sempre jovial e positivo vendo apenas o que é puro e virtuoso em cada alma.
...

Bibliografia :
As Virtudes Divinas
Coyote, Kiran
Brahma Kumaris (www.bkumaris.org.br)
São Paulo
5o Edição
2006
Pág. 28 e 29

"Aqueles que agem com paz e paciência inspiram outros. Doar virtudes é doar paz. Esta é a doação que o mundo está percisando, a doação mais elevada, capaz de tornar os seres humanos mais dignos."

Brahma Kumaris

Existem quatro tipos de caracteres entre os homens: os que se encolerizam facilmente; os que se encolerizam e se apaziguam devagar; os que se encolerizam logo e custam a se apaziguar, e os que custam a encolerizar-se e se apaziguam logo.

Bibliografia :
A Essência do Talmud
Ediouro
Pág. 122

"O modo como você percebe a experiência e como você lida com ela determina o que é feito da sua vida a longo prazo."

Bill Cosby

“De todas as belas verdades pertencentes à alma, que foram restauradas e trazidas à luz nesta Era, nenhuma é mais alegre ou frutuosa de promessa e confiança divinas do que estas - que o homem é senhor do pensamento, o modelador do caráter e o criador e moldador das condições, do ambiente e do destino.”

James Allen

“Temos uma escolha: ou seguramos o que temos ou pegamos o que está sendo oferecido. Se estivermos prontos para deixar o velho, estaremos prontos a pegar o novo. Até o último momento, haverá alguma coisa que teremos de deixar e alguma coisa que teremos de tomar. Quando nos é oferecido algo mais, temos que aprender a largar o que estávamos segurando. Temos que abrir um espaço interno para poder receber. Há fortuna em cada passo, mas junto com fortuna tem que haver renúncia.”

Sister Mohini

“Deus lhe deu suficiente dinamite mental para destruir todas suas dificuldades. Lembre disso. É a força mais eficaz que pode usar para ser vitorioso na vida, e fugir das fraquezas limitativas e dos hábitos para a expansão de sua consciência que tudo consegue.”

To Be Victorious in Life - Paramahansa Yogananda

A busca da verdade

O homem, em sua busca pela Verdade, ficou tão atrapalhado no labirinto das complexidades externas que não se permite ouvir e compreender as simplicidades internas. Busca por toda parte esperando encontrar do lado de fora respostas que deveriam vir a ele pela voz silenciosa que vem de dentro dele mesmo.

H. Spencer Lewis, FRC

Texto extraído da Revista : O Rosacruz, Número : 260

Compreenda e pratique a consciência do amor incondicional, como a forma mais elevada de serviço neste momento.
...
Estude o conhecimento espiritual implacavelmente até os momentos finais de sua vida.
...
Sirva com um coração puro, livre de desejos e focado em ajudar que a verdade emerja no coração dos outros (mas nunca tentando forçá-los a fazê-lo).

Brahma Baba

Texto extraído da Revista Vida Plena, Número : 18 de Janeiro/Fevereiro de 2005

Amando o seu Mundo

Conte regressivamente de ... 100 a 1 ou 50 a 1, com os olhos fechados e voltados levemente para cima. Veja a sala em que está, como se estivesse no teto olhando para baixo. Vá mais alto e imagine que está olhando para baixo em sua casa ou edifício. É bom. Deixe sua imaginação se elevar. Você pode ver a cidade toda, o Estado todo, o país todo. Deixe que sua imaginação abrace todo o planeta, todo o sistema solar, toda a galáxia, todo o espaço. Sinta amor pelo espaço. Sinta que o espaço o ama. Traga o amor de volta para a Terra, para a sua cidade, para a sala onde está sentado. Termine a sessão contando de 1 a 5, sentindo-se bem-disposto. Agora coloque o livro de lado e faça o exercício.
Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para Ativar sua Inteligência Superior
Silva, José
Stone, Phd Robert B.
Editora Record
Rio de Janeiro
1991
Pág. 77 e 78
www.metodosilva.com.br

Que é Lei Mental
Toshiyuki Fujiwara

...
O ensinamento da Seicho-No-Ie diz que, assim como podemos produzir diferentes desenhos no tecido dos fios da trama, com a mente podemos mudar o mundo fenomênico como quisermos. Dizem no budismo que o mundo fenomênico é manifestação da mente. E que tudo neste mundo é criado e manifestado pela mente. Na Seicho-No-Ie ensinam de modo facilmente compreensível que o destino, o ambiente que nos cerca, enfim, tudo, é sombra da nossa mente. Á primeira vista isso parece de difícil compreensão ...

Compreendendo verdadeiramente que o fenômeno é sombra da mente, vemos que é tolice nos afligirmos e sofrermos, e a mente deixa de se apegar. Quando a mente torna-se livre, a Vida passa a agir plenamente e, porque a doença não existe originalmente, esta desaparece sozinha.
...
Entendendo que todo fenômeno é efeito, é sombra, e que é tudo sombra da nossa mente, basta corrigirmos o erro, para que todo sofrimento ou preocupação desapareça imediatamente.
...

Bibliografia :
Revista : Fonte de Luz
Número: 348
Seicho-No-Ie (www.sni.org.br)
Dezembro/98
Pág. 11, 12 e 13

Flexibilidade

Flexibilidade me permite progredir a cada dia e aproximar-me cada vez mais de minha meta de perfeição. Esta virtude tem força dentro dela, bem como elasticidade. Flexibilidade permite-me harmonizar com os outros, adaptar-me às ondas mutantes das circunstâncias, contornar obstáculos.

Flexibilidade permite que eu me sinta à vontade na companhia dos outros e prontamente absorva novos padrões de pensamentos positivos. Ela me capacita a permanecer firmemente enraizado assim curvar-me com o vento, como o salgueiro. Aquele que consegue moldar-se pode ser considerado ouro; aquele que sabe como curvar-se não quebra.
...

Bibliografia :
As Virtudes Divinas
Coyote, Kiran
Brahma Kumaris (www.bkumaris.org.br)
São Paulo
5o Edição
2006
Pág. 22

Se você quiser aprender o segredo dos relacionametos justos e razoáveis, basta contemplar o que há de divino em todas as pessoas e coisas, e deixar o resto por conta de Deus.

Bibliografia :
Kinship With All Life
Boone, J. Allen
Harper and Row
1976

"Silêncio capacita que uma mudança aconteça: vamos do mundano, do pensamento baseado no externo para pensamentos internos, elevados, sobre o eu e os outros. Silêncio também me capacita a conectar-me com o Divino, e somos removidos do medo, perturbações e confusão. Nos preenchemos com fé. O sentimento é de que não sou apenas eu, ou reuniões como esta que querem tornar o mundo um lugar melhor para se viver, mas que este é o desejo de Deus também."

Dadi Janki

Texto extraído da Revista Vida Plena, No 29 de 2007 - http://www.bkumaris.org.br

QUALIDADE DE VIDA - QUALIDADE DE DENTRO PRA FORA

Viver têm tido uma interpretação distorcida: usufruir desenfreadamente de tudo o que está a nossa disposição sem que idague quando às conseqüências e implicações destes atos.

Quando buscamos a qualidade de vida é prioridade questionar-se a cada momento quais as repercussões dos nossos atos em nossa estabilidade. A qualidade de vida não advém basicamente de uma estabilidade financeira e um corpo aparentemente saudável.

Mas do que isto, a verdadeira qualidade de vida é o resultado de um conjunto de decisões e atos que visam manter uma estabilidade emocional, física, financeira, social e espiritual. Por esta razão muitas pessoas possuem saúde, riqueza e inteligência e ainda assim não experimentam felicidade. Em contrapartida, algumas que vivem felizes com tão pouco.

O que tem ocorrido é que o ser humano desenvolveu uma consciência de que o status social, os bens materiais e mesmo os talentos são suficiente para que se tenha tanto qualidade de vida quanto a felicidade decorrente dela. Na realidade esta consciência fez com que as pessoas se concentrassem em adquirir e armazenar cada vez mais títulos, posses e status e esqueceram de dar a devida atenção ao seu interior e mesmo de crescer como seres humanos.

Então, no momento em que o sucesso acaba, porque você perdeu o cargo, o título, o bem ou mesmo a saúde, a felicidade vai embora com eles. Este tipo de felicidade tem um "prazo de validade", isto é, tem um fim. Muitas vezes isto no faz estagnar, primeiro por que já adquirimos tudo o que almejávamos ou porque nos contentamos com esta felicidade de curta duração e depois, porque já que tudo se acaba um dia, desistimos de crescer, inclusive como seres humanos. Assim nos tornamos desanimados, incapazes de usufruir das coisas simples da vida.

A qualidade de vida que traz uma felicidade duradoura provém, de uma adequação de nossa lista de prioridades: os meus pensamentos, sentimentos, ações, relacionamentos, os papéis que desempenho, enfim o meu caráter deve estar comprometido com valores maiores, mais elevados e altruístas. Isto significa procurar a cada momento por situações, interações e mesmo criar pensamentos e sentimentos que contribuam para aquisição da tranqüilidade, paz, leveza e felicidade que tanto almejo. E quem seria capaz de dizer que não almeja este sentimento profundo de paz e tranqüilidade internos?

De fato, atingir esta meta dentro do contexto atual de instabilidade financeira, política, internacional, física e emocional é um desafio. Além disso, não há que se abandonar suas metas anteriores de sucesso, mas é preciso desenvolver a consciência de que a verdadeira felicidade virá da forma como você chega até lá. Stress, medos e tensões não podem gerar felicidade, eles geram sim o cansaço e o esgotamento físico e emocional.

Uma visão de que a sua qualidade de vida advém de cada decisão e principalmente da forma como você imprime seus valores mais caros – amor, determinação, tolerância, atenção, disciplina, contentamento, leveza, paz, coragem, respeito, etc. – em cada instante é a chave para superar os obstáculos que porventura apareçam e de usufruir da vida plenamente.

Como disse Brian Bacon, renomado consultor de empresas e professor da Organização Brahma Kumaris, “o surfista não fica pensando: quando eu chegar a praia eu serei feliz. Ele aproveita cada instante da onda e quando ela acaba ele não fica triste ou desanimado. Ele sabe que muitas ondas estão por vir. E ele sabe aproveitar o melhor de cada onda.”

Dra. Aida Maria Gluer
Pediatra

Texto extraído de: http://www.unimed-vs.com.br/admin/popup_noticias.asp?id_frame=165

"O Ser humano se prepara para o futuro investindo em dinheiro e bens materiais.
Não percebe que o maior tesouro que alguém pode possuir é a paz interior.
O indivíduo centrado em valores é capaz de enfrentar qualquer adversidade.
..."
Roberto Shinyashiki, médico e escritor

Bibliografia :
Caminhos para uma Consciência mais elevada
O´Donnell, Ken
São Paulo
7a. Edição
2007
Editora Brahma Kumaris

"No que diz respeito a todos os atos de iniciativa e criação, há uma verdade elementar - assim que a pessoa se engaja definitivamente, a Providência também entra em ação."

Johann Wolfgang Von GOETHE

Você já procurou esquecer de tudo ao seu redor e olhar para dentro de si ?
Você já se deixou fascinar pela vida que pulsa no cerne da sua alma ou psique ?

Bibliografia :
Seja líder de si mesmo
Cury, Augusto
Editora Sextante
Pág. 12

Exercícios de Concentração e A Importância da Concentração

Os seguinte exercícios serão úteis para os primeiros passos de concentração :

a) Concentrai a atenção sobre algum objeto muito conhecido; por exemplo, um lápis. Retende nele a mente e observai-o, com exclusão de qualquer outro objeto. Observai-lhe o tamanho, a forma, a cor, a qualidade da madeira. Pensai sobre seu uso, destino, material, processos de fabricação, etc., etc. Com poucas palavras, pensai sobre o lápis tanto quanto é possível, até que o objeto fique exausto. Deixai vossa mente seguir algum caminho vicinal associado, como seja: a consideração acerca do grafite de que é feito o lápis, o mato de que foi tirada a madeira que cobre o grafite, a história do lápis e outros utensílios para escrever, etc.

O seguinte plano de sinopse será útil para as considerações que devem ser feitas em concentração :

1 - Pensai sobre o objeto mesmo.
2 - Sobre o lugar donde veio.
3 - Sobre o seu destino ou uso.
4 - Suas associações.
5 - Seu provável fim.

Não desanimeis por causa da natureza aparentemente trivial da inquirição, porque a mais simples forma de treinamento mental é útil e vos auxiliará a desenvolver a vossa vontade e concentração. É coisa semelhante ao processo de desenvolvimento de um músculo físico por meio de um simples exercício e, em ambos os casos, não nos ocupamos com a questão se é ou não importante o exercício em si mesmo, mas olhamos para o fim a que ele serve.
...
d) Concentrai a atenção em um objeto abstrato, isto é, sobre um objeto interessante que possa oferecer um campo para exploração mental. Pensai sobre ele em todas as suas fases e variedades, seguindo ora um caminho vicinal, ora outro, até que sintais que sabeis tudo o que a vossa mente pode explorar. Surpreender-vos-á o fato de verdes que sabeis muito mais de uma coisa ou objeto, do que pensastes ser possível. Em recantos ocultos da vossa mente encontrareis alguma útil ou interessante informação sobre o objeto em questão e, quando tiverdes terminado, achareis que possuís um sólido saber do assunto. Este exercício, além de auxiliar a desenvolver as forças mentais, fortalecerá vossa memória, alargará vossa mente e vos dará mais confiança em vós mesmos. E, em adição, tereis feito um importante exercício de concentração ou Dharana.

A Importância da Concentração

A concentração é a focalização da mente. E esta focalização requer uma focalização da vontade, isto é, a direção da vontade a um centro. A mente está concentrada quando a vontade está focalizada sobre o objeto. A mente flui no molde feito pela vontade. Os exercícios acima apresentados tem por fim, não só acostumar a mente a obedecer à direção da vontade, como também a acostumar a vontade a mandar.

Falamos de fortalecer a vontade, mas o que com isto pensamos, em realidade, é treinar a mente a obedecer e acostumar a vontade a mandar. A nossa vontade é suficientemente forte, mas nós o ignoramos. A vontade tem a raiz no verdadeiro centro de nosso ser - no "Eu", mas nossa mente, sendo só imperfeitamente desenvolvida, não reconhece este fato. Nós somos como elefantes novos que não conhecem a sua própria força e se deixam governar por pequenos condutores que poderiam atirar ao longe com um único movimento. A vontade está atrás de toda ação, tanto mental com física.

Bibliografia :
Raja Yoga - Lições sobre o Desenvolvimento Mental
Ramacharaca, Yogue
Editora Pensamento
São Paulo
Pág. 71, 72 e 73

Ser um Observador Desapegado

No corre-corre de todos os dias, preciso parar de vez em quando para recarregar as baterias internas e colocar tudo na sua perspectiva correta.

A prática de levar os pensamentos além daquilo que está acontecendo é fundamental para tomar o pulso da situação e das pessoas e organizar os pensamentos, as palavras e as ações.

Esse vaivém consciente tem a funcionalidade de uma roupa folgada. Se preciso estar presente e concentrado, posso vestir-me de atenção. Mas se não é necessária a minha participação atenta, posso retirar-me para o estado de observador desapegado. Não somente um observador, um membro da platéia da peça da vida que se deixa levar pelas emoções do momento, nem tampouco o desapegado que foi tão além que não tem como voltar.

Desapego consciente não é ignorar ou afastar-se das cenas e das pessoas, e sim não ser afetado negativamente por elas.

Bibliografia:
Lições para uma vida plena
O´Donnell, Ken
São Paulo
2004
Editora Brahma Kumaris
Pág. 13

Afirmações

As afirmações constituem um dos elementos mais importantes da visualização criativa. Afirmar significa "tornar firme". Uma afirmação é uma declaração enfática e categórica de que alguma coisa já esta acontecendo. É uma maneira de "tornar firme" aquilo que você está imaginado.

Bibliografia:
Visualização Criativa
Gawain, Shakti
Editora Pensamento
Pág. 37

A importância da respiração

A respiração é a sua vida. ... A respiração é a sua força. ... o ser humano é o único que pode mudar a natureza e o padrão da respiração. A respiração varia com cada pensamento e em cada estado de espírito. A respiração de uma pessoa com raiva é diferente da respiração de quem esta com medo. Quando a respiração está agitada, a mente está agitada e vice-versa. A maioria das pessoas não sabe o verdadeiro significado da respiração na vida comum e na vida espiritual. Com uma respiração rítmica e regulada, pode-se ter uma vida pacífica e feliz. Através de várias técnicas de concentração, posturas e respiração é possível cultivar o corpo, a mente e o intelecto. O controle da respiração é a forma mais simples de disciplinar a mente a alcançar sucesso na vida.

Desenvolver a consciência da respiração é uma aspecto importante da meditação. Paramahamsaji ensinou que a respiração é a nossa ligação com Deus, e através dessa ligação podemos atingir a calma e a divindade, essas qualidades podem ser atingidas atráves do controle da respiração. Disse: "Assim como estiver a respiração, estará a mente. Assim como estiver a mente, estará a pessoa. Está escrito que a mente é o senhor de todas as virtudes e vícios. Mas a respiração controla a mente. Então o controle da respiração o levará a ao controle da mente e finalmente à libertação".

Bibliografia:
Vida e Ensinamentos de Paramahamsa Hariharananda
Kriya Yoga Institute
Centro Kriya Yoga São Paulo
Pág. 38 e 39

Gratidão

Lembre-se sempre de externar seu sincero apreço e gratidão a todos os que o ajudam. Tenha em mente, contudo, que esse apreço não deve jamais ser fingido. A expressão da gratidão é uma força poderosa que gera muito mais do que já recebemos.

Bibliografia:
Criando Prosperidade
Chopra, Deepak
Editora Best Seller
7a Edição
Pág. 56

Há uma forma de arte superior a todas as outras - a de se permanecer quieto e silencioso... Todas as artes servem a um propósito limitado e só dão uma alegria transitória. Mas a arte do silêncio e a paz que dele resulta asseguram a felicidade... Todos deveriam cultivá-la".

Shankara de Kanchi

Alguns viajaram pelo mundo todo, mas nunca tiveram coragem ou habilidade para viajar para dentro de si mesmos...

Bibliografia :
Seja líder de si mesmo
Cury, Augusto
Editora Sextante
Pág. 79

Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada.

Albert Einstein

Um cuidadoso exame de todas as nossas experiências passadas, pode nos revelar o fato supreendente de que tudo o que nos aconteceu foi para o nosso bem.

Henry Ford

Método de cura a distância : A Cura do Mundo

1. Levante as mãos à frente, no nível dos olhos ou do peito, conforme preferir, palmas voltadas uma para a outra e afastadas uns vinte centímetros.

2. Pense na Terra, vendo-a entre suas mãos. Nomeie a Terra inteira ou a parte dela à qual você quer enviar energia.

3. Faça uma oração para a cura da Terra.

4. Imagine luz branca descendo do alto sobre você, passando por seu coração e chegando em suas mãos.

5. Sinta o mais profundamente possível seu amor por este planeta, que é sua casa, e deixe que a energia desse amor flua através de seu coração e de suas mãos.

6. Dê algum tempo à cura. Se você perceber alguma sensação física acompanhando o fluxo de energia, espere até que ela diminua de intensidade ou pare; ou então trabalhe intuitivamente, mantendo a posição das mãos pelo tempo que lhe parecer adequado.

7. Termine com uma expressão de agradecimento, sacuda as mãos e confie que a Terra receberá a cura que você ofereceu.

Bibliografia :
REIKI TRADICIONAL para o Mundo Moderno
Rowland, Amy Z.
Editora Pensamento
São Paulo
Pág. 189

REIKI

A palavra REIKI é de origem japonesa e resulta da união dos fonemas REI e KI.

REI se refere à força cósmica, a energia universal.

KI é a energia da força vital: sem o KI não há vida.

Quando essas duas energias se encontram, a energia cósmica com a individual, forma-se o REIKI.

O que é Johrei

Johrei é o método de canalização da infinita energia vital do universo para o aperfeiçoamento espiritual e físico do ser humano, restaurando sua condição original de verdadeira saúde, prosperidade, paz e nobreza de sentimentos.

Como ele atua?
As invisíveis mas poderosas ondas de luz que irradiam durante o johrei, eliminam as impurezas impregnadas no ser humano, revitalizando sua força natural de recuperação, também chamada de força curativa natural..

Comprovação científica

1 - Ondas cerebrais
As ondas cerebrais, tanto do ministrante como do recebedor de Johrei, foram medidas pelo sistema Biofeedback de Johrei feito pelo Dr. Shiga do Brain Power Institute, nos EUA. Os dados obtidos mostram: Presença de ondas Beta - que indicam pessoas nervosas e estressadas - antes de iniciar o Johrei. Durante o Johrei, surgem as ondas Alfa, que só aparecem quando a pessoa está relaxada ou concentrada, e as ondas Theta, que só ocorrem em meditação profunda. Quando a pessoa está neste estado, o cérebro aumenta a produção de betaendorfina, que acalma a dor ou o estresse e circula em todo o corpo, revitalizando as células. Em conseqüência, a pessoa se recupera rapidamente.

2 - Sistema imunológico
A betaendorfina também revitaliza as células NK (Natural Killer Cells), que exercem importantíssima função no sistema de defesa do corpo humano. Elas destroem vírus e bactérias, conseguem identificar células invasoras ou doentes e comandam anticorpos em sua destruição. O Dr. Mandooh Ghoneum, da Drew/UCLA- University of Medicine and Science da Califórnia, conduziu pesquisa em que foram medidas ondas cerebrais, tiraram-se amostras de sangue e observou-se a atividade das células NK. Verificou-se que a atividade destas aumentou de duas a três vezes quando se recebe Johrei pelo menos meia hora durante trinta dias seguidos. Isto se torna mais importante no idoso pois se sabe que o envelhecimento reduz o nível de atividade das células NK.

Extraído do Folheto : Johrei - Energia Vital do Novo Milênio

Essa tão extraordinária ordenação do sol, dos planetas e dos cometas só pode ter como fonte a intenção de um ser inteligente e poderoso, que tudo rege e que denominamos "Grande Regente Universal".

Isaac Newton

Saídas

Uma saída de uma situação de conflito é parar de batalhar contra meus problemas e começar a ajudar outros que estejam em situações piores, pela doação de minhas qualidades positivas.
Bibliografia :
A Última Fronteira
Donnell, Ken O'
Editora Gente
Rio de Janeiro
8a Edição
Pág. 129

... E quando você entrar no mais íntimo âmago do seu ser, você não acreditará em seus próprios olhos: você estava carregando tanta alegria, tantas benções, tanto amor, e você estava fugindo de seus próprios tesouros.

Osho

Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: "O que fiz hoje pelos outros?"

Martin Luther King

Não importa o problema que o aflige. Acalme sua mente e, em silêncio, chame por Deus. Deus está ao seu redor, no seu interior, à sua frente, atrás de você, à sua direita, à sua esquerda, protegendo-o e sussurando-lhe conselhos necessários. O que você deve fazer agora, o que deve buscar e onde - Deus está lhe sussurrando as respostas em silêncio. Existem pessoas que conseguem ouvir a Sua voz. Mas, mesmo que você não ouça a voz de Deus em forma audível, se orar sempre, a orientação de Deus se manifestará nos seus atos ou nos atos de pessoas ao seu redor, de modo natural. Por isso, não se preocupe. Agradeça as atitudes que as pessoas tomam naturalmente e as receba com sentimento dócil. Naturalmente o problema tomará um rumo favorável.

Masaharu Taniguchi

(...) em primeiro lugar, você deve ter cuidado para não magoar ninguém; em segundo lugar, você deve estar sempre aguardando uma oportunidade para ajudar.

Krishnamurti

A diferença de capacidade entre o indivíduo A e o indivíduo B é mero reflexo da diferença de suas atitudes mentais.
Quem se considera capaz de alcançar o ponto 100, chega até o ponto 100;
quem possui a convicção de alcançar o ponto 1000, chega até o ponto 1000.
Bibliografia:
Palavras de Sabedoria
Taniguchi, Masaharu
Seicho-No-Ie
3o Edição
1999
Pág. 128

"Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."
Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos - ONU - 10/12/1948

Existe uma técnica de meditação simples e poderosa que pode ser usada sempre que você sentir necessidade ...

É um excelente exercício para fazer à noite antes de dormir e assim que acordar de manhã, antes mesmo de levantar. Feche os olhos. Deite-se de costas.

Escolha partes diferentes do corpo para dirigir a sua atenção por alguns momentos, como mãos, pés, braços, pernas, abdômen, peito, cabeça, etc. Sinta o campo de energia dessas partes tão intensamente quanto puder. Detenha-se mais ou menos por quinze segundos em cada lugar.

Deixe sua atenção percorrer o corpo, como uma onda, dos pés à cabeça e da cabeça aos pés. Leva apenas cerca de um minuto. Depois disso, sinta seu corpo em sua totalidade, como um campo de energia único. Mantenha esse sentimento por alguns segundos. Esteja intensamente presente em cada célula do seu corpo durante esse tempo.

Não se preocupe se a mente, ocasionalmente, conseguir desviar a sua atenção para fora do corpo e se você se perder em algum pensamento. Assim que você perceber que isso aconteceu, retorne a sua atenção para o seu corpo interior.

Bibliografia:
O Poder do Agora
Tolle, Eckhart
Editora Sextante
6o Edição
2002
Pág. 125 e 126

Escreve Halevi (1976, p.126):

Preparação significa ser capaz de receber e partilhar... o grau de recepção determina a qualidade do Conhecimento dado. A troca é precisa, e é paga com o montante de atenção consciente numa situação complexa. Onde há atenção, há poder.

Bibliografia:
A Mente Meditativa
Goleman, Daniel
Editora ática
5o Edição
1997
Pág. 71

... o método de oração chamado treinamento mental, muito praticado pelos esportistas, e que consiste em imaginar nitidamente sua melhor performance e fitá-la mentalmente. É que neste mundo fenomênico existe a lei segundo a qual as coisas são primeiramente ideadas na mente das pessoas (esse enredo é oração) e o físico e o ambiente são formados de acordo com esse enredo.

Não se faz a Meditação Shinsokan da Seicho-No-Ie apenas para melhorar recordes esportivos ou para superar obstáculos, mas para ver a Imagen Verdadeira da nossa vida. Não consiste em curar algo através dela, mas sim em ficar frente a frente com a Verdade, louvar a vida e agradecer a ela, e isso faz a pessoa manifestar toda a capacidade em todos os aspectos da vida. Portanto, todas as pessoas podem praticá-la tranquilamente.

Bibliografia:
Meditação Shinsokan é Maravilhosa
Taniguchi, Seicho
Seicho-No-Ie
5o Edição
1999
Pág. 140 e 141

Prece

"A prece é um meio de nos comunicarmos com Deus e estabelecermos uma relação direta com ele. Quanto mais sinceros somos, tanto mais tomamos consciência dessa relação. Podemos orar tanto com atos como com palavras, sermos caridosos com os outros, nunca julgarmos ninguém, tornarmos-nos úteis à sociedade, esta é a oração básica."

Bahrâm Elâhi, Mestre Sufi

Leia mais!
Aproveite seu tempo.
Não deixe que ociosidade alimente pensamentos negativos, porque estará perdendo um tempo precioso que não voltará mais.

Leia mais!
A boa leitura alimenta o cérebro e controla as emoções.
O livro é um amigo discreto que não se impõe a ninguém, e só fala conosco quando temos vontade de conversar com ele.
...

Bibliografia:
Minutos de Sabedoria
Pastorino, Carlos Torres
Editora Vozes
1989
Pág. 250

"MANTRA DO SERVIDOR"

"No centro de todo o Amor permanecemos;
Deste centro, nós partimos, servidores,
Deste centro, nós queremos trabalhar.
Que o Amor da Vida Única
Flua ao nossos corações
E, através de nosso grupo, para todo o mundo."

Meditação Transcendental
A citadíssima descrição que Maharishi (1969, p. 470) faz a seguir da natureza da MT retrata bem o estreitamento do foco de atenção sobre um objeto de meditação, e a transcendência desse objeto, para ascender, através da concentração-acesso, ao segundo jhana. A meditação transcendental, diz ele, implica "... conduzir a atenção para dentro na direção dos mais sutis níveis de pensamento até que a mente transcenda a experiência do mais sutil estado de pensamento e chegue à fonte do pensamento ..."
Bibliografia:
A Mente Meditativa
Goleman, Daniel (Autor de Inteligência Emocional)
Editora Ática
São Paulo
1997
5o Edição
Pág. 88

Você alguma vez vivenciou, realizou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do Agora ? Acha que conseguirá algum dia ? É possível alguma coisa acontecer ou ser fora do Agora ? A resposta é obvia, não é mesmo ?

Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.
Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.

O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. Quando lembramos do passado, reativamos um traço da memória e fazemos isso agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no Agora. Obviamente o passado e o futuro não têm realidade própria. Do mesmo modo como a lua não tem luz própria e apenas reflete a luz do sol, o passado e o futuro são apenas um reflexo pálido da luz, do poder e da realidade do eterno presente. A realidade deles é "emprestada" do Agora.

A essência dessas afirmações não pode ser compreendida pela mente. No momento em que captamos a essência, ocorre uma mudança na consciência, que passa a desviar o foco da mente para o Ser, do tempo para a presença. De repente, tudo parece vivo, irradia energia, emana do Ser.

Bibliografia:
O Poder do Agora
Tolle, Eckhart
Editora Sextate
2002
Pág. 53

Quando você programa um computador, você lhe dá um conjunto de instruções, mudando assim o que ele era antes de receber o programa, ou as instruções. Usando o Método Silva, podemos programar nosso biocomputador, nosso cérebro, e assim mudar a forma como ele reagirá a diversos estímulos. Você pode se programar para que, em vez de ter uma reação de medo a um certo estímulo, você tenha uma reação de confiança. Você pode se programar para mudar reações envolvendo hábitos que deseja eliminar.

Bibliografia:
Uma forte Intuição
A autobiografia do fundador do programa Silva Mind Control
Silva, José
Editora Record
1983
Pág. 333

Muitas vezes as idéias que se tem das coisas e do mundo a nossa volta estão de tal modo arraigadas na gente que é impossível imaginá-las diferentes.

No entanto, idéias a gente faz, refaz, passa adiante ou simplesmente engaveta.

Isto significa que elas não são coisas acabadas, imutáveis, absolutas ou intransferíveis.

Como as trilhas que se abrem no mato, seu valor está no uso que delas fazemos.

E, principalmente, na extensão em que elas são compartilhadas com nossos semelhantes.

Bibliografia:
O que é Cibernética
Bennaton, Jocelyn
Editora Brasiliense
Pág. 7

TAPPING


Tapping é um conjunto de terapias fundamentais em conceitos da medicina tradicional chinesa. Utilizam, em sua maioria, um certo número de pontos dos "meridianos de energia", além de se valerem de alguns de seus pressupostos para explicar o mecanismo de ação destes métodos. Apesar destes métodos serem provenientes de uma metodologia empírica e ainda sem comprovação científica, os resultados têm se mostrado surpreendentemente eficazes e promissores. De fato, estão trazendo uma significativa contribuição à saúde física e emocional. Seus resultados positivos desafiam qualquer teoria tradicional da psicoterapia ou da medicina convencional para explicar como e porque funcionam. No momento, apenas os postulados da física quântica e a nova teoria de ressonância mórfica na biologia que entendem o corpo humano como sendo um grande campo eletromagnético, tentam explicar o mecanismo de ação mais plausível por trás destes métodos.

Em se tratando de métodos novos na área da saúde, é importante distinguí-los da prática do charlatanismo. Este, por definição, é a promessa de cura através de método secreto e infalível. As terapias de energia, ao contrário, não se propõem a obter a cura, mas sim a trazer novos recursos complementares que já se demonstraram capazes de ajudar muitas pessoas na busca do bem estar físico e emocional. Portanto, estes métodos não pretendem substituir os já consagrados pela ciência, mas apenas complementá-los, podendo ser de grande valia como auto-ajuda principalmente pelo fato de não apresentarem efeitos colaterais.

"TAPPING" compreende o ensino e atualização nessas recentemente chamadas "energy power therapies" desenvolvidas nos EEUU:
TFT™ (Thought Field Therapy™),
EFT™ (Emotional Freedom Therapy™),
BSFF™ (BeSetFreeFast™),
TAT™ (Tapas Acupressure Technique) e
Diagnóstico muscular energético.

Extraído de www.metaprocessos.com.br

Tudo o que você conhece no mundo exterior é apenas um reflexo ou uma projeção. Se você está repleto de amor, a vida toda parece estar repleta de amor. Se você está sentado ao lado da pessoa que ama, então toda a existência está em ordem. Nada está errado, não há aflição alguma. Toda a existência é preenchida por uma profunda música porque você está preenchido por uma profunda música. Não há em você nenhuma desarmonia; seu coração sente uma profunda harmonia. Você está de tal modo unido à pessoa amada, que essa unicidade se espalha por tudo.

Se você está em profunda agonia - sofrendo, triste, deprimido - a existência inteira parece estar deprimida. É você, não a existência. A existência permanece a mesma, mas os estados de sua mente mudam. Num determinado estado, a existência parece estar em festa; em outro, ela parece estar triste. Ela não está; a existência é sempre a mesma. Mas você está sempre mudando e sua mente sempre sendo projetada. A existência atua como um espelho. Você se reflete nele.

Se você pensar que tudo aquilo que interpretou é o fato e não apenas uma projeção, mergulhará em ilusões cada vez mais profundas. Mas se puder entender que não se trata de um fato mas de uma ficção da mente - que tudo depende de você e não da própria existência - então você pode mudar. Pode passar por uma mutação, uma revolução interior pode acontecer, porque agora depende de você. O mundo pode ser um caos se você for um caos. O mundo pode ser um cosmo se você for um cosmo. O mundo pode estar morto se você estiver morto interiormente; o mundo pode estar vivo, abundantemente vivo, se você estiver vivo interiormente. Depende de você.

Bibliografia:
A Nova Alquimia
OSHO
Editora Pensamento
Pág. 82 e 83

Os Simbolos e sua importância dentro da Decoração Integral

A linguagem dos símbolos abre para nós o Livro Sagrado da Natureza.

Tudo está interligado e tudo tem um significado. Descobrir essas relações podem nos auxiliar na difícil conquista da liberdade interior, fruto também de equilíbrio emocional e sabedoria em conduzir nossa própria vida.

Tudo carrega uma significação que muitas vezes não está aparente. A Plenitude é alcançada por aqueles que conseguem decodificar a realidade, e isso só é possível através do conhecimento de como as coisas ao nosso redor nos afetam, porque tudo tem importância, até o que parece um simples ornamento na decoração tem, na realidade, um significado próprio e uma função simbólica.

Somos sensíveis à forma como as pessoas nos recebem, ao que os seus olhares nos comunicam. Somos sensíveis ao tom de voz com que as palavras nos são ditas, e muitas vezes o tom modifica totalmente a mensagem. Dependendo de "como" algo nos é transmitido se determina nossa resposta em relação a isso.

A própria escrita só foi possível através da criação de códigos ou sinais, que não deixam de ser símbolos.

Na atualidade o ritmo da vida não favorece a reflexão e muito menos a contemplação. Vamos pouco a pouco perdendo o contato com o real significado das coisas que nos cercam e com a Mãe Natureza, sendo difícil para nós percebermos essa profunda relação que temos com a realidade ao nosso redor.

...

Bibliografia:
Feng Shui Lógico : Integração Dinâmica Entre Equilíbrio Pessoal e Ambiental
Vecchi, Stela
Ícone Editora
2004
Pág. 33

O desapego ao mundo é uma necessidade absoluta para o homem que procura a autêntica paz interior, e não sua simulação imaginada. Mas renunciar ao mundo não é necessário a ninguém, exceto aos que têm vocação inata para a vida monástica.
É incomensuravelmente mais importante ter desapego interior do que usar um manto de monge.

Paul Brunton

Bibliografia:
Planeta
Toques de Sabedoria - No Caminho da Transformação
Pág. 101

A vida é alegria, quando espalhamos apenas otismismo e amor em redor de nós.

Busque sempre ajudar e servir, derramando felicidade em torno de você, e a alegria voltará para você mesmo.

Procure viver integrado na Energia Cósmica, que se dá igualmente a todos, e você verá que sua vida se transformará num ato de puro amor e num paraíso de felicidades sem limites.

Bibliografia:
Minutos de Sabedoria
Pastorino, C. Torres
18a Edição
Vozes
1982
Petrópolis
Pág. 289

"Quando você encontrar trevas diante de si, não esbraveje contra elas: ao contrário, procure acender uma luz".

Quando alguém errar, não o condene nem ataque: acenda uma pequenina luz diante dele, com seu exemplo.

Nada melhor existe para ajudar aos outros do que mantermos nossa luz acesa; servindo nosso exemplo de farol para guiar o próximo, mostramos-lhe o caminho da subida.

Bibliografia:
Minutos de Sabedoria
Pastorino, C. Torres
18a Edição
Vozes
1982
Petrópolis
Pág. 143

Aprenda com seus erros e fracassos

Os contratempos são oportunidades maravilhosas de aprendizado. Não se esqueça disso, pois a tendência imediata é nos lastimar-mos, culparmos os outros ou nos sentirmos injustiçados. Ante algo que saiu errado, pare e pense "o que aconteceu?", "qual foi a decisão ou o passo que levou a esse resultado?", "o que eu poderia ter feito de outra maneira?". Não para acusar-se, mas para aprender.
Você está perseguindo a meta que realmente deseja? É uma meta atingígel ou fantasiosa ? Progrida e cresça cada vez que as coisas não acontecerem como você queria.
Bibliografia:
Os 100 segredos das Pessoas de Sucesso
Niven, David, Ph.D.
4a Edição
Sextante
2002
Rio de Janeiro
Pág. 87

Saiba compreender o que significa servir a Deus.

Deus, a onipotência absoluta e infinita, de nada precisa.

Entretanto, quer ser servido, mas indiretamente, através de suas manifestações, que são as criaturas, animadas ou inanimadas.

Todas as vezes que servimos a um semelhante, a um animal, a uma planta, estamos servindo a Deus, porque Deus se manifesta ao homem através do próprio homem.

Bibliografia:
Minutos de Sabedoria
Pastorino, C. Torres
18a Edição
Vozes
1982
Petrópolis
Pág. 226

"Se olharmos para trás e percebermos que, apesar de termos vindo a este mundo sem nada possuir, temos sido vivificados até hoje e temos tido a oportunidade de aprender inúmeras lições de Vida, sentiremos realmente que não estivemos vivendo por nós mesmos, mas sim sendo vivificados, e que a verdadeira felicidade do ser humano está em poder servir o semelhante."

Emiko Taniguchi

Bibliografia:
Revista Pomba Branca
Ano IX - Número 97
Seicho-No-Ie
Julho de 1993
Pág. 33

Não pretenda que todos pensem como você.

Cada pessoa está num grau diferente de evolução, num degrau diverso da grande subida.

Ninguém possui a verdade total, porque a Verdade Absoluta e total é Deus, o Infinito.

Nenhum ser finito pode conter o Infinito.

Busque a Verdade para si mesmo, mas não obrigue ninguém a pensar como você, tanto quanto não gosta que os outros lhe controlem o pensamento.

Bibliografia:
Minutos de Sabedoria
Pastorino, C. Torres
30a Edição
Vozes
1989
Petrópolis
Pág. 211

... essas verdades ... têm de ser aplicadas no ambiente,
têm de ser profundamente sentidas no coração ...

Bibliografia:
Idéias em Perspectiva
Brunton, Paul
Editora Pensamento
São Paulo
Pág. 37

Procure dar exemplos de paciência e despreendimento, servindo a todos com bondade e dedicação.

A verdadeira vida é a vida do amor e do serviço.

Derrame seu amor sobre todas as coisas criadas, desde a tenra plantinha até as constelações que gravitam nos espaços sidéreos.

Mas, sobretudo, seja paciente e despreendido com as criaturas humanas, que vivem a seu lado, como seus companheiros de jornada.

Bibliografia:
Minutos de Sabedoria
Pastorino, C. Torres
30a Edição
Vozes
1989
Petrópolis
Pág. 96

"... todo homem pode e deve ser canal, para que as águas vivas da Fonte fluam através dele."
Huberto Rohden

"Se todos nós fizémos as coisas de que somos capazes, iriamos literalmente espantar a nós mesmos."
Thomas A. Edison

"O pássaro não é autor das melodias que gorjeia; apenas se conserva passivo instrumento da Mente Divina que nêle atua e canta."
Prentice Mulford

Você é um Criativo Cultural?
Por Arline Davis

No mundo todo, há um grupo de pessoas que está se erguendo e se encontrando, começando a participar da moldagem de um novo mundo. Este grupo se sente atraído a movimentos sociais e ecológicos e dá uma grande importância ao auto-desenvolvimento e à espiritualidade. São consumidores diferentes, buscam experiências mais do que objetos materiais. Querem saber das histórias por trás das histórias, a visão global e não “clippings” das manchetes. Anseiam por comunidade e relacionamento num mundo que ainda precisa ser criado. Não são a maioria, mas são um número significativo, 25% da sociedade americana e européia, segundo o sociólogo Paul Ray e a psicóloga Sherry Anderson no seu livro, “The Cultural Creatives”. E por um compromisso com a autenticidade, que mobiliza ações coerentes com suas convicções profundas, terão força o suficiente para direcionar rumos da evolução da sociedade.

Atualmente, podemos dizer que há três grandes correntes em nossa sociedade: os modernistas, os tradicionalistas e os “criativos culturais”. O modernista está vivendo no mundo, aceitando a direção que estamos indo, olhando para o futuro. Dão muito valor ao sucesso pessoal, consumismo e racionalidade tecnológica. O tradicionalista lamenta que o mundo moderno esteja nos levando longe de valores tradicionais; está com uma nostalgia de outros tempos e está saudoso de um passado que não poderá voltar. O criativo cultural não quer perpetuar este mundo moderno e olha para um futuro que ainda precisa ser criado. O sucesso individualista dá lugar à realização para a humanidade. Estas pessoas dão muito valor ao Dom que cada ser humano possui e são mais altruístas do que a média. São holísticas por natureza e por hábitos pessoais.

Qual é o significado do nome? Essas pessoas são chamadas de Criativos Culturais porque estão, literalmente, criando uma nova cultura, inovação por inovação, moldando-a para o século 21. Sua atuação vai a favor de avanços em tecnologias sustentáveis, formas de negócios, práticas sociais, abordagens de transformação pessoal e mais. Tipicamente, não perseguem um ideal só, mas cultivam uma visão de mundo que abrange uma grande extensão de valores novos, em várias áreas, simultaneamente. O ‘criativo’ do nome sugere o caminho que essas pessoas estão usando para realizar seus projetos de vida. Enquanto, nesta era, nossos desafios maiores são de preservar e sustentar a vida no planeta e superar as carências psicológicas e espirituais freqüentemente associadas à vida moderna, os Criativos Culturais estão respondendo à altura desses desafios com soluções que vêm ao encontro de cura e integração.

Não é tão fácil trilhar o caminho do criativo cultural - ele pode se sentir sozinho, diferente, desconectado do contexto ao seu redor. Muitas vezes, não conversa com seu próximo sobre os seus valores, pois nem imagina que existam tantos outros tão parecidos com ele. Talvez seja o único da sua família, o estranho no ninho. Ele tipicamente experimenta um senso de necessidade de desprender-se de algo e até se lança sem conhecimento exato para onde vai na sua jornada.

Se chegar a iniciar essa jornada, passa por fases: 1) A partida, em que se despede do mundo que não lhe faz sentido; 2) Encontrando o caminho, uma vez tendo partido, o criativo cultural dá passos para se encontrar; 3) Confrontando os críticos, inclusive os críticos internos (de si mesmo) e 4) A transformação dos valores novos em uma maneira de ser.

O Criativo Cultural é uma pessoa que merece encontrar “sua tribo”, ter um lugar onde pode ser ouvido, acalentar projetos importantes de vida, fazer aflorar suas intuições sobre como solucionar problemas atuais para si mesmo e para o mundo. Certamente, já viveu experiências fortes de vida que a lançaram nesta busca e provavelmente tem algumas perguntas ardentes que incomodam, que inspiram uma investigação das possibilidades, sem se deixar derrotar por desesperança. Com uma visão da importância de sua contribuição, pode acreditar que vale à pena investir em si mesmo, pois se é um agente de mudança, assim é entre vários que aguardam companheiros para chegar a ter a força total desta nova cultura.

Arline Davis é Consultora, Treinadora e Coach, Diretora do Núcleo Pensamento & Ação e Presidente do Conselho Administrativo da ONG R.E.D.E. Ela adora ministrar seminários e realizar consultoria individual com Criativos Culturais.

Extraído do site : www.pnlnucleo.com.br

A clássica definição da Intuição

Denomina-se intuição a visão direta e imediata de uma coisa ou a compreensão direta e imediata de uma verdade.

Tradicionalmente, a intuição é oposta ao raciocínio discursivo, pois enquanto este transita através de etapas intermediárias até chegar a suas conclusões, a intuição seria uma apreensão direta do objeto pelo sujeito.

Bibliografia:
Enciclopédia Abril
Vol. 7
Pág. 2598

"A experiência é uma professora difícil, porque ela dá o teste primeiro, e a lição depois."
Vernon Sanders Law

O Mundo Perceptível, o Mundo Real

...
Vivemos em um mundo diferente daquele que percebemos. Está vendo aquela parede verde ? Dizemos que é um parede verde, mas realmente não é verde. Dizemos que é verde porque a luz que ressaltou dela e entrou em nossos olhos é verde. A parede absorveu todo o espectro de luz branco com exceção do verde que se reflete de volta em nossos olhos. Na verdade, a parede é de toda cor, exceto verde. Todas as cores residem na parede, exceto verde, a única cor que a parede não aceita.

O mundo percebido é um mundo material. A matéria é sólida. Todavia, atrás desta ilusão sólida está o átomo, com tanto espaço entre seu núcleo e os elétrons que giram à sua volta quanto existe espaço, relativamente falando, entre o sol e os planetas. A matéria é tão penetrável quanto o espaço.

Gradualmente, à medida que nossa mente se expande, quando os dois hemisférios começam a funcionar para nós, começamos a ver atrás das ilusões do mundo percebido. Começamos a atuar no mundo real de energia e inteligência. Não somos mais limitados pelo condicionamento do passado. Não somos mais limitados pelo QI, balanços bancários e experiências passadas. Não somos mais limitados por nossos sentidos. Somos capazes de nos elevar acima das limitações de tempo e espaço deste mundo percebido e funcionar mentalmente como gênios.

A consciência e o pensamento são energia. Onde eles vão, a energia também vai.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para Executivos
Silva, José
Stone, Phd Robert B.
Editora Record
Rio de Janeiro
4o Edição
1995
Pág. 107 e 108

Pensamento e Leitura

Muitas pessoas são grandes leitores. No entanto, a leitura não forma a mente; ela é construída pelo pensamento. A leitura só é valiosa no sentido de proporcionar material para pensar. Um homem pode ler muito, mas seu desenvolvimento mental estará na proporção da quantidade de pensamento que empregar na leitura. O valor para si do pensamento que lê depende do uso que faz dele. Se não assimilar o pensamento e não trabalhar com ele, seu valor lhe será insignificante e passageiro. "A leitura completa o homem", disse Lord Bacon, e com a mente sucede o mesmo que com o corpo. O comer enche o estômago; mas assim como o alimento é inútil para o corpo se este não o digere e assimila, o mesmo pode ocorrer com a leitura. A menos que haja pensamento, não há assimilação do que se lê, e a mente não se desenvolve com isso; é possível mesmo que sofra por estar sobrecarregada, e que mais se debilite do que se fortaleça debaixo do peso de idéias não assimiladas.
Bibliografia:
O Poder do Pensamento
Besant, Annie
Editora Pensamento
São Paulo
Pág. 20

O Sucesso é medido não tanto pela posição que alguém alcançou na vida, mas pelos obstáculos que ela ultrapassou enquanto tentava vencer.
Booker T. Washington

"Um homem precisa viajar, por sua conta, não apenas por meio de estórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor, conhecer o frio para desfrutar do calor, e o oposto; sentir a distância e desabrigo para estar bem sobre o próprio teto.

Um homem precisa viajar para lugares que não conhece pra quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver."

AMYR KLINK

A Criatividade é um profundo mistério justamente porque facilita o surgimento de padrões que nunca existiram.
Rubert Sheldrake - The Presence of the Past

APRENDI E DECIDI....

E assim, depois de esperar tanto, um dia como qualquer outro, decidi triunfar...

Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las, decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução, decidi ver cada deserto como uma oportunidade de encontrar um oásis, decidi ver cada noite como um mistério a resolver, decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Aquele dia descobri que meu único rival não eram mais que minhas próprias debilidades, e que nestas, está a única e melhor forma de a superarmos.

Aquele dia, deixei de ter medo de perder e comecei a ter medo de não ganhar, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.

Deixei de me importar com quem ganha ou perde, agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.

Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar a alguém de "Amigo".

Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".

Aquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.

Aquele dia, decidi trocar tantas coisas...

Aquele dia, aprendi que os sonhos são somente para fazer-se realidade, desde aquele dia já não durmo para descansar...

Agora simplesmente durmo para sonhar.

Walt Disney

"Dentro de ti mesmo existe a causa de tudo quanto em tua vida influi. Chegar à completa realização do despertamento de tuas forças interiores, seria acondicionar a tua vida em harmonia com o que desejas que esta seja.
Trecho do Livro de Ralph Waldo Trine, Em harmonia com o infinito

Amor

Na medida em que você conhece o amor, você se torna o amor.

O amor é mais do que uma emoção. Ele é uma força da natureza e, portanto, tem que conter a verdade.

Quando você pronuncia a palavra amor, você pode captar o sentimento, mas a essência não pode ser proferida.

O amor mais puro situa-se onde é menos esperado - no desapego.

Bibliografia:
O Caminho do Mago
Chopra, Deepak
Editora Rocco
Rio de Janeiro - 1999
6a Edição
Pág. 114

Mantra do Amor

No centro de todo o Amor permanecemos;
Deste centro, nós partimos, servidores,
Deste centro, nós queremos trabalhar.
Que o Amor da Vida Única
Flua aos nossos corações
E, Através do nosso grupo,
para todo o mundo.
Texto extraído do Boletim Setembro/Outubro de 2003 do
Cepaz - Centro de Educação para a Paz

Introdução à Prática da Lei da Sinergia Grupal

Ao consideramor a Lei da Sinergia Grupal, nos deparamos mais uma vez com a inabilidade referente as nossas relações com outras pessoas. A auto-afirmação, por exemplo, está em oposição direta a sinergia grupal, o auto-centrismo impede esta inter-relação e a possessividade obstrui a participação.

A intenção de viver em grupo e de trabalhar com esta inabilidade nos oferece uma grande oportunidade de aprender a eliminá-la. Atualmente, muitas pessoas já estão experimentando, com êxito, a vida grupal, o que é um sinal promissor de que as inabilidades que obstruem a possibilidade de viver em grupo estão se desintegrando.

Temos a responsabilidade de dissipar as inabilidades grupais, sejam de natureza nacional, racial ou mesmo mundial. A dissipação destas requer uma ação concentrada, e já podemos observar grupos progredindo nesta direção. Muitos estão reunindo esforços para combater esses problemas em nível mundial. No campo religioso os grupos estão trabalhando para eliminar a inabilidade da autoridade. Cientistas de várias nações têm demonstrado sua preocupação sobre o correto uso do poder da ciência e muitas pessoas estão se agrupando para combater as sensibilidades de vários tipos, como o cultivo de possessões e de status social e o espírito competitivo da sociedade moderna.

O interesse pela psicologia, particularmente a partir do desenvolvimento da psicologia humanístisca transpessoal - está também nos conduzindo nesta direção. Existe uma verdadeira preocupação no que se refere às relações de uns com os outros, a habilidade para ser viver e trabalhar juntos e a uma nova consciência dos resultados criativos do intercâmbio no grupo.

O relacionamento dentro de um grupo exige habilidade e sacríficio, mas suas técnicas estão sendo rapidamente assimiladas e trabalhadas por aqueles que já se encontram sob a influência da Lei da Sinergia Grupal. Estas pessoas estão contribuindo para o desenvolvimento da ciência das relações humanas. Podemos observar um aumento contínuo destes grupos, que visam o serviço e o poder para o bem comum, em todas as áreas e atividades.

Os esforços mais específicos do grupo devem contribuir para a resolução dos problemas que afligem o mundo no presente. Devemos ajudar a transpor o difícil período de transição atual, criando "ilhas" para o Novo Ciclo; em outras palavras, demonstrando, individualmente e em grupo as qualidades.

Nossa principal ferramenta é a meditação, com especial ênfase na meditação criativa. Depois de termos definido por completo em nossas mentes, através da meditação reflexiva, as características, tarefas, idéias e ideais do Novo Ciclo, nosso principal esforço deve ser meditar criativamente sobre eles.

Em primeiro lugar devemos reforçar os pensamentos-forma já existentes. Então, nossa maior preocupação será mantê-los fiéis à sua fonte original, a idéia viva que existe por trás deles, evitando desenvolvimentos desequilibrados, distorções, aplicações incorretas ou utilização em propósitos egoístas e separatistas. Esta fidelidade à idéia original pode ser alcançada também através da meditação receptiva e reflexiva, alternando os dois métodos com a meditação criativa.

Finalmente, nosso esforço deve incluir, ou pelo menos, culminar na manifestação da idéias e pensamentos, por meio tanto da irradiação interna quanto da expressão externa.

Extraído dos Cadernos do GMNE

Texto extraído do Boletim Setembro/Outubro de 2003 do
Cepaz - Centro de Educação para a Paz

Prece da Serenidade

"Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar,
coragem para mudar as coisas que posso
e sabedoria para notar a diferença.

Viver um dia por vez, aproveitar um momento por vez;
aceitar a dificuldade como um caminho para a paz;
levar este mundo pecador como Jesus o levou,
como ele é e não como eu o teria feito,
confiando em que você vai fazer todas
coisas certas se eu me render à sua vontade;
a fim de que eu possa ser razoavelmente feliz
nesta vida e supremamente feliz com você na próxima."

Atribuída a Reinhold Niebuhr

De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas.

Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto.

Mas a natureza humana não é muito paciente.

Temos pressa em tudo!

Aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.

Mas alguém poderia dizer:
- Mas qual é esse tempo certo?

Bom, basta observar os sinais.

Geralmente quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.

Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.

Mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa!

Basta você acreditar que nada acontece por acaso!

E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas.

Tente observar melhor o que está a sua volta.

Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda.

Lembre-se que o universo sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.

(autor desconhecido)

Goethe escreveu em seu Diário em 26/03/1780 :
Devo observar mais de perto o círculo dos dias bons e maus que giram em mim mesmo. Paixão, apego, impulso de fazer isto ou aquilo, capacidade criativa, execução, ordem, tudo muda e todavia se move em um círculo perfeito. Serenidade, espera, elasticidade e também calma, langor, desejo. Devo, ainda, descobrir em que tempo, e com que fim, em conformidade com que Lei Natural Eu me movo em torno de mim mesmo.

O Mistério da vida não é um problema a resolver,
mas uma realidade a experimentar.
Van Der Leeuw

As tribulações e contrariedades a que somos submetidos tornam-se cruzes para nós quando nos colocamos sob elas; mas tornam-se escadas e meios de ascensão quando nos colocamos acima.
Louis-Claude de Saint-Martin

Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e se vos abrirá. S.Mateus, 7:7.

Aqui está dito que você receberá aquilo que pedir. A porta será aberta quando você bater e encontrará aquilo que está procurando. Esse ensinamento implica a definição das leis mentais e espirituais...

Você deve pedir acreditando, pois só assim receberá.

A sua mente transporta do pensamento para a coisa. A menos que haja primeiro uma imagem em sua mente, ela não se moverá, pois nada haveria para onde se transportar.

A sua oração, que é seu ato mental, deve ser aceita como uma imagem em sua mente antes que o poder da sua vontade subsconciente trabalhe sobre ela e a faça produtiva...

Essa conteplação deve ser acompanhada de um sentimento de alegria e descanso na previsão da realização inevitável do seu desejo.

Bibliografia:
O Poder do Subconsciente
Murphy, Dr. Joseph
Editora Record
24a Edição
Pág. 82 e 83

Eu pedi forças... e Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.

Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver.

Eu pedi prosperidade... e Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.

Eu pedi coragem... e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.

Eu pedi favores... e Deus deu-me oportunidades.

Eu não recebi nada do que pedi... mas eu recebi tudo de que precisava.

Autoria Desconhecida

Se atiramos uma pedra no lago, as ondulações começarão a se deslocar e movimentar por sobre todo o lago.

Da mesma forma, com cada pensamento, palavra e ato, cada indivíduo está influenciando seu ambiente, e essa influência não é restrita a nenhum limite. Ela segue em frente e atinge todos os níveis da criação.

Cada indivíduo, com cada um de seus pensamentos, palavras e atos, abala o universo inteiro. Este é o status do indivíduo.

Ele participa da responsabilidade pela vida do cosmo como um todo. O universo inteiro encontra-se no indivíduo.

Cada movimento do indivíduo sacode o cosmo. O universo reage à ação individual... O homem tem essa força que sustenta o universo. O indivíduo, de acordo com cada ato seu, serve ao universo, e o grande poder da natureza está pronto para servir ao indivíduo, se o indivíduo influenciar o universo para o desenvolvimento do processo da evolução.

Maharishi

O MELHOR DE VOCÊ

A melhor coisa que você pode dar ao inimigo, é o seu perdão.

Ao adversário, sua tolerância.

Ao amigo, sua atenção.

Ao filho, bons exemplos.

Ao pai, sua consideração.

A mãe, comportamento que a faça sentir orgulhosa.

A todos os homens, caridade.

A você próprio, respeito.

(Benjamin Franklin)

Suas palavras têm poder

Imagine que você está em sua cozinha, segurando um limão que acabou de tirar da geladeira. Ele está frio em sua mão. Olhe para o seu lado exterior, sua casca amarelada. É de um amarelo oleoso, e tem nas pontas pequenas manchas verdes. Aperte-o um pouco e sinta sua firmeza e seu peso.

Agora, levante o limão até o nariz e cheire-o. Nada cheira como um limão, não é ? Agora corte-o pelo meio e cheire. O cheiro é mais forte. Agora dê uma boa mordida e saboreie o seu sumo. Nada tem o mesmo gosto de um limão, não é mesmo ?

Neste ponto, se você tiver usado bem a sua imaginação, sua boca estará cheia d`água.

Consideremos as implicações disso.

Palavras, "simples" palavras, afetaram suas glândulas salivares. As palavras nem mesmo refletiram a realidade, mas sim algo que você imaginou. Quando leu estas palavras sobre o limão, você disse ao seu cérebro que possuía um limão, apesar disto não ser verdade. Seu cérebro levou a mensagem a sério e disse às suas glândulas salivares: "Este cara está mordendo um limão. Depressa, lavem este gosto." As glândulas obedeceram.

A maioria de nós acha que as palavras que usamos refletem significados, e que este podem ser bons ou maus, verdadeiros ou falsos, fortes ou fracos. É verdade, mas isto é apenas parte da questão. As palavras não só refletem a realidade, elas criam a realidade, como o fluxo de saliva.

O cérebro não é um intérprete sutil de nossas intenções - ele recebe informações e as arquiva, e está encarregado do nosso corpo. Diga-lhe alguma coisa como: "agora estou comendo um limão", e ele passa a trabalhar.

Agora está na hora do que chamamos em Controle Mental "limpeza mental".
Não há um exercício para isto, apenas a determinação de ser cuidadoso quanto às palavras que usamos para ativar nossos cérebros.

O Exercício que realizamos foi um exercício neutro - fisicamente, dele não decorreu qualquer benefício ou prejuízo. Mas benefícios e prejuízos podem decorrer das palavras que usamos.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental
Silva, José
Miele, Philip
Editora Record
1977
9a Edição
Pág. 60 e 61

Não existe nenhum caminho lógico para o descobrimento das leis elementares
- o único caminho é o da intuição.
Albert Einstein

Bibliografia:
Einstein - O Enigma do Universo
Rohden, Huberto
Alvorada
5o Edição
1987
Pág. 15

Em qualquer assunto, é uma atitude sadia de vez em quando pôr um ponto de interrogação em coisas que você toma como certas há algum tempo.
Bertrand Russel

Desenvolvimento da Intuição

Trata-se, afinal, de assumir uma atitude particular da consciência para com o mundo exterior e tudo quanto nele acontece; uma posição de "observação desapegada", de espera e de escuta, como diante de um mistério a resolver, de um enigma a solucionar. É preciso não nos mostrarmos precipitados dando interpretações e opiniões com a nossa mente lógica, não nos determos nas aparências e explicações mais evidentes, e sim procurar seguir em profundidade em busca das causas, daquilo que está por trás.
...
Para quem está habituado a observar apenas a exterioridade, a emitir opiniões, a formular conceitos, a se deixar levar pela exatidão e segurança da mente racional, essa atitude poderá parecer repleta de perigos e de fáceis ilusões.
...
Esses temores são infundados, pois será a própria vida, com as suas provas, com as suas dolorosas experiências, com as suas dificuldades e com os seus problemas aparentemente insolúveis, que o convencerá, por fim, de que a mente concreta é insuficiente para nos dar a explicação do segredo da existência, e nos fará compreender que deve haver uma outra forma de saber, um outro modo de interpretar as coisas, que vai além da razão, além da lógica, além do intelecto.
Bibliografia:
À procura da verdade
Batà, Angela Maria La Sala
Editora Pensamento
São Paulo
Pág. 25 a 26

Utilização da Intuição

A receita para tomar decisões intuitivamente e resolver problemas não é dada pela experimentação em laboratório. Mas alguns indicadores podem ser extraídos das pessoas bem-sucedidas que fizeram da intuição um sócio de seus negócios.
A técnica que se segue funcionou para muitas delas.

Reúna todas a informação possível sobre o seu problema. Desenterre dados, mergulhe na informação, misture tudo em sua mente, e esqueça. Faça os exercícios de relaxamento e depois uma viagem mental a algum lugar agradável ao ar livre. Imagine a si mesmo espreguiçando-se, observando as nuvens lentamente se formando e dissolvendo. Às vezes, a solução vai aparecer de repente enquanto você estiver ali deitado, mas não se preocupe se isto não acontecer. O mais importante nesta técnica é provocar curto no circuito da mente racional e deixar o problema descansar. Muitas pessoas se acham capazes de gerar uma resposta com mais facilidade quando desviam a atenção para outra coisa. O palpite amadurecido, a solução intuitiva tende a saltar nas horas mais improváveis, quando você se serve de sopa ou salta do ônibus.
...
A Intuição pode auxiliá-lo a conceber um projeto, tomar decisões, resolver problemas e também alertá-lo para os erros que aparecem no meio do caminho.

(In: Super-Aprendizagem pela Sugestologia, Sheila Ostrander e Lynn Schroeder com Nancy Ostrander, Record, Rio de Janeiro, 1980)

Bibliografia:
A Essência da Intuição
Coleção Pensamento de Sabedoria
Editora Martin Claret
São Paulo
1997
Pág. 34 a 37

Intuição

Na região dos planos superiores da Consciência Interna se acha o admirável aspecto ou fase da mente que denominamos Intuição e Webster define: "Apreensão ou conhecimento direto; conhecimento imediato, como na percepção ou consciência sem conter processo raciocinador". A intuição é uma coisa muito difícil de descrever, porém quase todos compreendem o que o termo exprime. É uma forma superior do que conhecemos como Instinto, com a diferença que o Instinto pertence aos fenômenos dos planos inferiores da consciência e se relaciona principalmente com o que se refere ao corpo e bem-estar físico - ao passo que a Intuição pertence aos planos conscientes superiores e se relaciona com a parte superior da natureza do indivíduo. O Instinto envia suas mensagens para cima ao Intelecto, ao passo que a Intuição envia suas mensagens para para baixo ao Intelecto. Muitas das formas mais elevadas de coisas agradáveis vêm da região da Intuição. A Arte, a Música, a Poesia, o amor ao Belo e ao Bem, as formas superiores de amor, a percepção intuitiva da verdade vêm todas de cima - da região da Intuição.
...
Todos os grandes escritores, poetas, pintores, músicos, atores e artistas de todos os gêneros e modos de expressão receberam sua Inspiração destas regiões superiores da mente.
Bibliografia:
A Consciência Interna
Atkinson, William Walker
Editora Prof. Franscisco Valdomiro Lorenz
Pág. 69

O pesquisador que não sabe o que está procurando nunca entenderá o que ele encontra.
Claude Bernard

...transformar-se num observador ... é ... o primeiro passo imperativo que todos nós precisamos dar para tomar conta de nossas mentes e para administrar os nossos pensamentos ...

Ao nos transformarmos em administradores do pensamento, passamos a ser nossas próprias sentinelas pessoais. Observamos os nosso pensamentos, a nossa fala e o nosso comportamento. Distancie-se por uns momentos de sua imersão direta na experiência para observar como você opera. Faça um comentário sobre o seu relacionamento para a sua realidade presente.

Olhe para o seu modo de viver fora do presente momento, projetando-se para o futuro ou para o passado. Ouça os seus pensamentos internos e preste atenção na sual liguagem verbal. Escute o tempo futuro e pretérito. Uma vez que perceba o seu uso habitual, anote para você mesmo o comentário interno de que você estava criando uma história ou que esta contando uma mentira para si mesmo.

Essa prática constante faz com que você tenha a experiência única de sentir-se mais leve, como se um fardo lhe fosse tirado das costas. O processo de dizer a verdade para si mesmo, impedindo-se de aceitar a barreira das falsidades que vêm a você de todos os lados - "lá de fora" e "daqui de dentro" - é interminável.

Transformar-se ... num observador, e ganhar a consciência da verdade são duas coisas intimamente ligadas. Uma "vozinha da verdade" nos fala o tempo todo apesar de ser persistentemente afogada pelo ruído e pela estática de inverdades mais espalhafatosas.

Bibliografia:
Curar para a Imortalidade
Epstein, Dr. Gerald
Editora Livro Pleno
2001
Pág. 158 e 159

Quando você aprende a acalmar a mente e purificá-la de todos os seus antigos conflitos, a realidade simples de como o universo funciona - o o que é - se revelará.
... dedique um pouco do tempo todos os dias a observar o conteúdo da sua mente. Este ato de observar, embora extremamente simples, é uma das medidas mais poderosas que você pode tomar para efetuar mudanças. Você não pode mudar o que você não vê.

Seu ego poderá não gostar de admitir que você está cheio de negações, conflitos, intenções desordenadas, vergonha, culpa e todas as outras confusões que obscurecem a mente e a impedem de enxergar a realidade de o que é. Com efeito, o ego se orgulha da sua habilidade de esconder essas coisas de você, sob pretexto de que você poderá sofrer se contemplar seus erros, falhas e pecados.

Bibliografia:
O Caminho do Mago
Chopra, Deepak
Rocco
1996
6a Edição
Pág. 79

A verdadeira viagem de descoberta consiste não em procurar novas paragens,
mas em ter novos olhos.
Marcel Proust

Use sua Vontade para dominar os temores e fraquezas

...
Identifique seus temores e fraquezas, para depois dominá-los.

As fraquezas - ou vícios - podem tornar-se uma parte sua tão significativa que é possível pensar que eles são você.

Em vez de ser inflexível ... e encarar seus vícios como "sua natureza", ou dizer "eu sou assim mesmo", por que não tenta outra abordagem ? Vamos dizer por um instante que seus aspectos negativos sejam crenças que você adotou, e que pode usar sua força para iniciar o processo de dominá-los. Se você acredita em coisas como "sou preguiçoso", "sou tímido", "sou inútil", "sou probre", "sou burro", vamos perguntar: o que consegue com essas crenças ? Se você se prende a elas com tanta teimosia, deve estar conseguindo algo que pensa desejar. Está obtendo felicidade? Sucesso? Realizações? Crescimento? Na verdade, duvido que esteja obtendo algo de bom dessas crenças.

Se de fato deseja mudar sua vida, deve perceber que o lucro proveniente delas não passa de uma desculpa para não enfrentar algum medo ou fraqueza seus. Enquanto acredita que é preguiçoso, vai se concentra em ir para a escola aprender alguma coisa útil? Não, porque se a sua preguiça for medo do fracasso, não vai testar a si mesmo na escola. Enquanto acreditar que é tímido, usará sua força para buscar uma carreira mais vantajosa e mais compensadora, na qual tenha de encontrar muitas pessoas? Não, porque na verdade sua timidez não passa de temor de conversar com os outros, e por isso mantém seu indesejável emprego atual, onde existem poucas pessoas. Em ambas as situações, voce está com medo, e não com preguiça, ou timidez.

Porém os sentimentos de limitação são desnecessários. O medo pode ser vencido! A fraqueza pode ser superada. A cada vez que utiliza sua força de vontade para erguer-se e enfrentar um "não consigo", você fica mais próximo de uma vitória.

Bibliografia:
O Mestre Silencioso
Kim, Tae Yun
Editora Best Seller
Pág. 52, 53 e 54

Maharishi & Consciência Cósmica

A consciência transcendental corresponde a um certo estado específico do sistema nervoso, que transcende qualquer atividade e é, portanto, diferente daquele que corresponde ao estado de consciência da vigília.

Agora, para que a consciência transcendental se torne permanente e coexista com o estado de vigília da consciência, é necessário que os dois estados do sistema nervoso correpondentes a esses dois estados da consciência coexistam. Isto é provocado pelo fato de a mente ganhar, alternadamente, a consciência transcedental e o estado de consciência em vigília, passando de um para o outro.

Esta gradual e sistemática cultura do sistema nervoso físico cria uma situação fisiológica na qual os dois estados de consciência existem juntos, simultaneamente.

É bem conhecido que existem, no sistema nervoso, muito níveis autônomos de função, entre os quais também existe um sistema de coordenação.

No estado de consciência cósmica, dois diferentes níveis de organização do sistema nervoso funcionam simultaneamente, embora mantendo... uma separação de função... Nos primeiros estágios da prática da meditação transcendental, esses dois níveis de função do sistema nervoso não podem ocorrer ao mesmo tempo; a função de um inibe a função de outro. Eis porque, a esta etapa, ou a consciência transcendental ou o estado de vigília da consciência são experimentados.

A prática da mente, passando de um para outro, gradualmente supera esta inibição fisiológica, e os dois níveis começam a funcionar perfeitamente ao mesmo tempo, sem inibir um ao outro e ainda mantendo suas identidades separadas.

Bibliografia :
MT - Meditação Transcedental :
A descoberta da energia interior e domínio da tensão
Bloomfield, Dr, Harold H.
Cain, Michael Peter
Jaffe, Dennis T.
Editora Nova Fronteira
Rio de Janeiro
1976
Pág. 212 e 213

Dormi e sonhei que a vida era alegria.
Acordei e vi que a vida era serviço.
Agi e, olhem só, serviço era alegria.
Poeta Rabindranath Tagore

A Perspectiva é tudo. Se alguém corre em sua direção de braços abertos, você pode considerar esse ato um ataque se você sentir que a pessoa é um inimigo, ou um abraço se ela for um amigo. O bebê pode chutar e gritar quando sua mãe esfrega seu rosto, mas do ponto de vista da mãe, ela está praticando um ato de amor ao limpar o filho.

Bibliografia:
O Caminho do Mago
Chopra, Deepak
Rocco
1996
6a Edição
Pág. 132

Harmonia através da tolerância. Diversidade nas formas, Unidade na essência.
Choa Kok Sui

Brancos e Índios diferem no cérebro
ARIZONA - Em artigo publicado ontém no "Journal of American Indian Education", um pesquisador do cérebro, Allen Ross, afirmou que os índios e os cowboys, nos EUA, não conseguiram se entender porque os brancos pensam principalmente com o lado esquerdo do cérebro, e os índios com o lado direito.

De acordo com Ross, "qualquer criança aprende na escola muitas coisas sobre a percepção dos índios. Muitos livros já foram escritos sobre suas técnicas de caça, desbravamento, descobrimento de pistas. A percepção é uma habilidade fundamental no hemisfério direito do cérebro".

Ross faz uma distinção entre as funções do hemisfério esquerdo do cérebro, "lineares, lógicas, científicas, analíticas, enfatizando fatos, detalhes, objetivos, substancialmente masculinas", e as funções do hemisfério direito, "não-lineares, criativas, espirituais, perceptivas, imaginativas, intuitivas, substancialmente femininas".

Ross, professor na Universidade do Colorado, analisou o funcionamento cerebral linear do sistema educativo americano e concluiu que é inadequado para a educação de estudantes indígenas: "Historicamente a educação indígena tradicional tem sido conduzida por preceitos e exemplos. As crianças aprendem pelo descobrimento."

Os índios não possuem o sentido do tempo do homem branco e não parecem entender o que significa "perder tempo", características de quem pensa com o hemisfério direito do cérebro. Segundo Ross, o pensamento com o hemisfério direito "pode ser responsável pelos fenômenos psíquicos e curas milagrosas realizadas por pessoas desenvolvidas espiritualmente, como os nativos americanos".

Transcrição da "Folha de São Paulo", de 08/07/1982

Como Maharishi explica:

Quando, através da prática da Meditação Transcedental, a consciência cósmica foi ganha... a mente, automaticamente, funciona no nível de sua plena potencialidade e os sentidos, tendo alcançado seu desenvolvimento máximo, funcionam em sua mais elevada capacidade... É por isso que os sentidos, agindo em seu nível mais elevado, experimentam os objetos mais completamente, o que resulta numa apreciação ainda maior desses objetos, proporcionando uma experiência de maior felicidade ao nível sensorial. Os objetos dos sentidos são gozados mais completamente do que antes, mas... deixam de aprisionar a mente. O homem iluminado, portanto, permanece naturalmente num estado em que os sentidos continuam a experimentar seus objetos, enquanto ele permanece livre.
Bibliografia :
MT - Meditação Transcedental :
A descoberta da energia interior e domínio da tensão
Bloomfield, Dr, Harold H.
Cain, Michael Peter
Jaffe, Dennis T.
Editora Nova Fronteira
Rio de Janeiro
1976
Pág. 205

A Nova Fronteira: Espaço Interno
O físico Rubert Sheldrake propôs uma hipótese para explicar como funciona a intuição. É denominada de "causalidade formativa". A teoria presume uma mente maior para cada forma de vida sendo por esta programada.

À medida que vivemos e aprendemos, você e eu estamos inserindo tal conhecimento nesta mente maior ou no que o Dr. Sheldrake define como campo morfogenético. Certamente, isso é uma reminiscência do inconsciente coletivo de Carl Jung.

Peter Russel também crê em um cérebro global. E aponta as maneiras pelas quais o planeta Terra demonstra sua capacidade de regular a si mesmo através de uma vasta inteligência.

Fritjot Capra acha que a nova física está corrobarando a sabedoria dos antigos filósofos chineses, que vêem uma base espiritual para o mundo material.

Os cientistas são pioneiros a desbravar uma nova fronteira: o espaço interno. Estão reconhecendo o papel importante que a consciência desempenha nos domínios físicos.

Não vai muito longe a época em que os cientistas defendiam um ponto de vista mecanicista, uma filosofia material. Os homens da ciência rejeitavam ou ignoravam todos os fenômenos da consciência. Muitos ainda se aferram a esta posição, a despeito do quanto já se comprovou com relação aos efeitos da consciência sobre a matéria.

Mas os cientistas que ousam sustentar suas convicções são pioneiros em um novo e corajoso conceito do mundo que o transforma em algo mais do que uma espécie de acidente resultante de uma explosão cósmica.

Estamos começando a enxergar o mundo sob uma nova luz, a luz da consciência e da inteligência.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para alcançar a cura
Silva, José
Stone, Robert B.
Editora Record
Rio de janeiro
1995
Pág. 213 e 214

Nenhum líder vai nos dar a paz, nenhum governo, nenhum exército, nenhum país. O que nos vai dar a paz é a transformação interior que nos conduzirá à ação exterior. A transformação interior não é isolamento, desistência da ação exterior. Ao contrário, só poder haver a ação correta quando há o pensamento correto, e não existe pensamento correto quando não existe autoconhecimento. Sem conhecer a si mesmo, não existe paz.

Krishnamurti

Os pensamentos são coisas e têm asas mais velozes que os pombos-correios. Seguem a lei do universo. Todos os pensamentos se concretizam, se espalham e nos trazem de volta tudo aquilo que a nossa mente enviou. O pensamento magnetiza toda a nossa personalidade, atrai para nós objetivos que se harmonizam com a nossa natureza ...

Napoleon Hill

Acredito que criamos todas as "doenças" de nosso corpo. Ele, como tudo o mais na vida, é o reflexo dos nossos pensamentos e crenças interiores. O corpo está sempre falando conosco, só precisamos parar para ouvi-lo. Cada célula sua reage a cada pensamento que você tem e cada palavra que fala.

Louise Hay

O homem é originalmente filho de Deus e, na essência possui potencialidade ilimitada. Mas, para manifestá-la, precisa enfrentar as dificuldades que surgem no ambiente ao redor. O Ambiente que nos cerca exerce a função de "mestre" que estimula a manifestação da nossa força latente.

Bibliografia:
O Amor sempre vence (Ai wa Shori Suru)
Taniguchi, Seicho
Seicho-no-ie

...
Os desejos são sementes que esperam o momento propício para germinar.

A partir de uma única semente de desejo, florestas inteiras se desenvolvem.

Acalente cada desejo do seu coração, por mais trivial que ele possa parecer.

Um dia esses desejos trivias o conduzirão a Deus.

Bibliografia:
O Caminho do Mago
Chopra, Deepak
Rocco
1996
6a Edição
Pág. 143

Diálogo: A Competência do Conviver
Prof. Dr. Humberto Mariotti

O diálogo é uma modalidade de conversação cujo objetivo é melhorar a comunicação entre as pessoas e instituições e facilitar a produção de idéias novas e significados compartilhados. Vem sendo utilizado de modo crescente em situações em que é necessário complementar os meios tradicionais da discussão, do debate e da negociação. Ou seja: quando é necessário ir além dos limites da diplomacia tradicional.

Um de seus pensadores fundamentais foi Martin Buber, introdutor da dialógica Eu e Tu. O crítico literário russo Mikhail Bakhtin também produziu insights originais para o tema. O físico americano David Bohm foi outra figura destacada: aperfeiçoou e divulgou a técnica do diálogo, em especial nos últimos anos de sua vida. Em termos práticos, o diplomata americano Harold Saunders - que terminou se dedicando exclusivamente ao método - destacou-se por conduzir encontros nos quais se utilizou o diálogo em situações delicadas, como os conflitos entre árabes e israelense, russos e afegãos.

O diálogo é uma forma de produzir e fazer circular idéias. Busca os seguintes objetivos:

a) melhorar a comunicação entre as pessoas;

b) observar o processo do pensamento;

c) criar redes de conversação;

d) produzir e compartilhar significados. Para praticá-lo é preciso um aprendizado, que começa com a modificação dos hábitos mentais que dificultam nossa capacidade de ouvir.

O questionamento básico do método é simples: o que temos como certo e fora de dúvida nem sempre é o único modo de perceber e compreender o mundo. Daí a pergunta-chave: “E se suspendermos ao menos temporariamente os nossos modos habituais de pensar - as nossas “certezas” - , e assim conversarmos, para ver o que acontece?” Trata-se, pois, de mudar de abordagem, trocar de posição, observar a partir de outros ângulos, pensar os mesmos problemas de maneira diferente. O diálogo se aplica a qualquer situação em que seja necessário produzir idéias novas e aprender em grupo.

Humberto Mariotti, médico e psicoterapeuta. Co-fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Existencial Humanista (SP). Pesquisador em complexidade, pensamento sistêmico e ciência cognitiva. Conferencista nacional e internacional. Coordenador do Grupo de Estudos de Complexidade e Pensamento Sistêmico da Associação Palas Athena (SP). Co-fundador do Grupo de Diálogo da Associação Palas Athena (SP). Autor de, entre outros livros, As Paixões do Ego: Complexidade, Política e Solidariedade (Editora Palas Athena).

A Cura das Atitudes

A cura das atitudes é uma abordagem para transformar o conflito, o medo e a separação que quase sempre dominam nossas vidas em experiências de paz interior. Ela é baseada na premissa de que cada um de nós possui uma qualidade essencial do ser que é criativa, harmoniosa e integrada, e define esta qualidade como amor, afirmando que podemos acessá-la a qualquer momento, através da nossa escolha consciente para vivê-la. Aprendemos que não são as pessoas ou circunstâncias que causam nossos conflitos ou tensões, mas sim nossos próprios pensamentos, emoções e atitudes sobre as pessoas e eventos.

Explorando e conhecendo melhor os nossos conflitos e nossos medos, nós podemos curá-los. Assim, o conceito de cura das atitudes está baseado na crença de que é possível escolher a paz ao invés do conflito, e o amor ao invés do medo. Quando nós abandonamos o medo e a dor, apenas o amor permanece. No Centro, nossa definição de saúde é paz interior, e a cura é o processo de abandonar o medo. Os conceitos são universais, e por isso não fazemos distinção de religião. Até mesmo as pessoas mais céticas podem se beneficiar deste trabalho, basta ter apenas a vontade de começar.

Nós acreditamos que somos responsáveis pelos nossos pensamentos e qualquer tipo de sentimento que experimentamos, e encorajamos nós mesmos e os outros a reexaminar nossas relações, trazendo-as para o momento presente, liberando julgamentos e mágoas do passado. Para nós, o amor é a mais importante força curativa no mundo.

Parte do Artigo : História do Centro para Cura das Atitudes
Site do CCA - Centro para Cura das Atitudes : www.cca.org.br

Ilusões - um rolo de filme

- Você pode segurar nas mãos um rolo de filme - disse ele - que esteja completo; princípio, meio e fim estão todos ali, naquele mesmo segundo, milionésimo de segundo. O filme existe além do tempo que ele registra, e se você souber qual é o filme, sabe de antemão o que vai acontecer, em linhas gerais: haverá batalhas e agitação, vencedores e perdedores, romance e desastre; você sabe que tudo isso estará ali. Mas a fim de apreciá-lo ao máximo, você tem de colocá-lo num projetor e deixar que passe pela lente de minuto em minuto... Qualquer ilusão exige espaço e tempo para ser experimentada. Portanto, você paga o seu níquel, compra a entrada, se instala, se esquece do que está se passando fora do teatro e o filme começa para você.
Bibliografia:
Ilusões - As Aventuras de um Messias Indeciso
Bach, Richard (Autor de Fernão Capelo Gaivota)
Editora Record
1977
14a Edição
Pág. 91

Crenças

Houve uma pessoa cuja influência, embora grande, não foi reconhecida por muita gente: trata-se de Phineas P. Quimby, nascido em 1802 e falecido em 1866.
...
Chegou finalmente à conclusão de que ... a verdadeira solução residia na mudança das idéias na mente.

Descobriu que a felicidade do homem, sua saúde e sua miséria dependem das suas crenças. As crenças do homem eram condicionadas pelo que lhe haviam dito, pelos exemplos apresentados, pelos conhecimentos e ignorância das épocas precedentes.

Quimby também descobriu que as crenças podiam estar certas ou erradas, mas que a mente e o corpo atuavam a partir dessas crenças sem se preocupar se eram verdadeiras ou falsas.

Descobriu que muita gente tinha medo de mudar de crença por temer as represálias de alguma autoridade ...

Descobriu então que os cinco sentidos naturais abarcam somente pequena parte das percepções humanas e que há grande parcela de erros nas descobertas dos cinco sentidos convencionais.
...
Tinha grandes poderes de concentração e era capaz de tomar conhecimento da Verdade a respeito da pessoa que estava tratando. Concentrava-se na Verdade e na mente do paciente. A seguir, conversava com ele, fazendo-lhe ver o erro das suas crenças e a verdade a respeito da sua doença.
...
Descobrira que muitos pacientes não acreditavam que as palavras eram suficientes para produzir a cura. Aliás, o próprio Jesus empregou meios físicos para que a mente do paciente aceitasse a cura.

Quimby sempre insistiu em afirmar que não possuía poder ou propriedades curativas diferentes de qualquer outro homem, ainda que muitos dos seus pacientes acreditassem o contrário. Dizia que seu único poder consistia na sua sabedoria e na sua compreensão da moléstia do paciente e no fato de ser capaz de explicar o erro e substituí-lo pela verdade ou a saúde. Acreditava que a verdade é a cura.

Bibliografia:
A Ciência da Mente
Buckley, Heather
Editora Mundo Musical
1973
Pág. 17, 18 e 19

Convivencialidade

Convivencialidade é uma necessidade premente para nossas empresas, nossas sociedades, nossas vidas.

Quando um padrão de interação convivencial se estabelece, abrem-se os canais para que o conhecimento flua e se reconstrua.

A dominação dá lugar à cooperação e a diferença torna-se diversidade.

Em um ambiente convivencial, os indivíduos demonstram uma atitude de curiosidade e respeito com relação ao outro.

Desta forma, visões de mundo distintas são compartilhadas e percepções das mais variadas se integram na geração de novas respostas, de novos comportamentos, enfim, de novas soluções.

Bibliografia:
Convivencialidade - A Expressão da Vida nas Empresas
Organizadores : Marcia Esteves Agostinho, Ruber Bauer e José Predebon
Editora Atlas
Folheto de Lançamento do Livro
Site : www.conviver.org.br

A Observação Emocional

A observação emocional é uma técnica que requer prática, porque significa deixar as emoções fluírem sem reprimi-las e sem permitir que elas o levem a praticar uma ação indejável ou ineficaz.

Significa, em primeiro lugar, que você precisa reconhecer a verdadeira natureza das emoções: fluxos de energia que conduzem mensagens, e nada mais.

Você tem que para de se identificar com elas e estabelecer uma espécie de atitude desapegada do tipo "olhe só o que está acontecendo".

Uma maneira proveitosa de começar é abandonar o hábito de dizer, por exemplo, "estou zangado", e adotar o hábito de dizer "estou sentindo raiva", que afinal é uma declaração mais verdadeira.

Quando você for capaz de sentir as emoções sem se identificar com elas, poderá começar a prestar atenção no que elas estão dizendo.

Ao observar os pensamentos que surgem na sua mente durante a emoção você pode descobrir as idéias e imagens nas quais ela se fundamenta. Quando a emoção chegar ao fim, você poderá então decidir mudar essas imagens e idéias.

Bibliografia:
Imaginação Ativa - A Arte de Curar-se através do Poder da Mente
King, Serge
Editora Pensamento
Pág. 47 e 48

Tristes tempos os nossos !
É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito.

Albert Einsten

Encare os erros como professores, não como juízes

Você também pode usar a força de vontade para empregar a segunda regra de conduta mental: Aprenda com seus erros.

Frequentemente, quando fazemos algo que acreditamos ser um erro, tornamo-nos fatalistas e desistimos de nossos esforços. Em vez de focalizar uma nova direção, tendemos a nos sentar no escuro, deprimidos, criticando a nós mesmos. Utilizamos os erros como desculpas para não enfrentar nossas fraqueza.

Em lugar de permitir que seus erros sejam um motivo para o fracasso contínuo, permita que sejam usados como feedback. Na verdade, os erros são tão reais e válidos quanto os acertos, quando se está crescendo e aprendendo.

Cometem-se erros sempre que se faz algo novo. Se você já soubesse como fazer tudo sem erros, não seria novo! Já teria se transformado em hábito. Portanto, encare os erros como professores amigáveis, o fertilizante para o crescimento.

Quando digo que você deve ter disposição para cometer erros, quero dizer para deixar que eles o conduzam a um novo saber e novas ações. Enquanto estiver cometendo erros diferentes, pode estar certo de que continua no caminho do aprendizado. É uma parte natural do processo. Claro, você não pretende continuar repetindo o mesmo erro. Se isso acontecer, é um sinal de que não está aprendendo com os erros como deveria.

Tudo o que julga ser um erro em sua vida nada mais é que um evento, a ensinar alguma coisa. Infelizmente costumamos rotular ou etiquetar nossos erros como coisas ruins que ocorrem, em oposição às coisas boas que acontecem. Entretanto, julgamentos a respeito de bem e mal são desnecessários. Seja o que for que chame de "erro" é, na verdade, apenas o feedback de uma certa atitude que você tomou. Se um evento ou uma ordem é bom ou mau, isso está, provavelmente, além de sua percepção no momento. Para ilustrar o que digo, considere uma situação como a que vou expor.

Suponha que você foi dispensado de seu emprego. Ruim? Mas então alguém lhe oferece um emprego com um salário maior. Bom? Aí você começa a trabalhar e descobre que seu chefe é um tirano. Mau? Ele se aposenta e você é indicado para o lugar dele. Bom? Em seguida o prédio pega fogo e queima. Ruim? Então você recebe o dinheiro do seguro, que lhe permite começar o tipo de negócio que sempre quis. Bom? E então... e então... A vida nessa dimensão material sempre será uma sucessão de "e então..."

Nesse exemplo, pôde observar como todos os eventos não eram bons ou maus - embora você possa julgá-los de uma forma ou de outra. São simplesmente uma série de eventos que levam a determinadas direções, e todos os julgamentos baseados em bom e ruim são irrelevantes, a longo prazo. Perder o emprego no início não foi ruim, porque o levou a montar o negócio que sempre quis.

Quanto tempo perdemos lamentando nossos erros? Tudo isso nos mantém vagando pelo passado, e isso traz o passado desagradável para o presente.

Bibliografia:
O Mestre Silencioso
Kim, Tae Yun
Editora Best Seller
Pág. 56, 57 e 58

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas dedicadas possa mudar o mundo ... em verdade, isso foi só o que sempre houve".

Margaret Mead

Permita que cada um seja livre e original

O bambu tem, por natureza, a propriedade de crescer reto; o cipó tem a propriedade de se enroscar; e a grama tem a propriedade de se espalhar pelo chão. Em cada um deles há beleza e individualidade, e na individualidade está presente a vontade divina, está presente Deus.

Deixemos que o bambu seja bambu, o cipó seja cipó e a grama seja grama. Quando tentamos fazer com que o cipó cresça reto como o bambu e este se enrosque como o cipó, eles morrerão. E não é só isso: o pior é que nós próprios, na tentativa de coagi-los dessa forma, ficaremos esgotados e acabaremos destruindo a nós mesmos. Em outras palavras, se tentarmos corrigir os outros, enquadrando-os dentro do nosso molde, acabaremos prejudicando a eles e a nós também.

As pessoas, assim como diferem na fisionomia, diferem também na individualidade e no modo de ver as coisas. Por isso, a tentativa de fazer com que as visões e as opiniões de todas as pessoas sejam iguais às nossa só pode resultar em fracasso. O que vamos ganhar com isso são o cansaço e as hostilidades. Quando tentamos impor teimosamente a nossa opinião aos outros, seremos detestados inevitavelmente, pois ninguém gosta de ser pressionado pelas opiniões alheias.

Nunca pense em guiar o próximo sob as rédeas. Ponha você mesmo em prática a Verdade que aprendeu, em beneficio do próximo, e deixe que ele aja livremente segundo suas convicções. Deixe-o à vontade, acreditando na bondade do filho de Deus que nele se aloja. O homem, quando deixado em verdadeira liberdade, passa a viver corretamente, assim como o pião roda firmemente em torno do seu eixo quando o deixamos rodar livremente, sem o tocarmos.

Revista Acendedor - Movimento Seicho-No-Ie - Ano XV - No 117 - Pág.: 21 e 22

O controle mental funciona porque o universo é mental. Todas as coisas são vistas da posição relativa de nossas mentes e do que você pensa que vê. Você pode pensar que vê uma árvore, enquanto um esquilo pensa que viu uma casa. Seu amigo pode pensar que um Picasso é um bonito ornamento de parede, e você pode pensar que é um grande investimento. Você pode ver uma situação como um problema e sua mulher pode pensar que é um desafio e ver a solução. É claro que todos estão certos, porque você realmente vê aquilo que pensa que vê.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para mudar a sua vida
Silva, José
Goldman, Burt
Editora Record
1995
4a Edição
Pág.: 39

"Durante muitos anos esperamos
encontrar alguém que nos compreenda,
alguém que nos aceite como somos,
capaz de nos oferecer felicidade apesar
das duras provas.
Apenas ontem descobri que esse mágico
alguém é o rosto que vemos no espelho."

(Richard Bach)

Lei Espiritual

Com o conhecimento e a prática da lei espiritual, colocamo-nos em harmonia com a natureza. ...

Lei é o processo pelo qual o não-manifesto se torna manifesto. Toda a criação, tudo o que existe no mundo fisico, é resultado do não manifesto se transformando em manifesto. Tudo o que contemplamos vem do desconhecido. O universo fisico nada mais é que o Eu se desdobrando para experimentar-se como espírito, mente, matéria.

As leis fisicas do universo, na verdade, representam esse processo, essa consciência em movimento. Quando compreendemos essas leis e as aplicamos em nossa vida, qualquer coisa que desejamos pode ser criada, porque são as mesmas leis que a natureza utiliza para criar uma floresta, uma galáxia, uma estrela, um corpo humano.

Dr. Deepak Chopra

Técnica de Correção Instantânea de Atitudes

A Técnica de Correção Instantânea de Atitude usa uma imagem visual para fazer a mudança de negativo para positivo. O processo é extremamente simples, por isso alguns têm a tendência de subestimar essa valiosa ferramenta. O processo consta de quatro partes :

A. Em primeiro lugar, identifique se você está tendo um comportamento negativo. Reconhecer o problema é o primeiro passo para o sucesso. Fique sempre em guarda contra qualquer comportamento negativo repetido.

B. Imagine que uma fita de vídeo do acontecimento está sendo projetado em sua cabeça. Ao usar uma simples imagem mental, ou símbolo, você enquandrou o problema em um projeto com o qual se pode lidar facilmente.

C. Finja que tirou o teipe de sua cabeça. Pare a fita. Ao fazer isso, você pára de se comportar daquela forma. O símbolo enviado para a sua consciência interior é em geral suficiente para cuidar do problema. A utilização de símbolos ou imagens mentais pode corrigir o seu pensamento para o sucesso.

D. Crie um novo teipe positivo de si mesmo atuando positivamente e com sucesso. Imagine que está colocando um novo teipe positivo ao manter o seu "Texto Principal" ou Experiência Artificial escolhidos. Em vez de dizer: "Eu detesto levantar de manhã", coloque o teipe: "Que dia bonito e propício para a aventura da vida."

Essa Técnica não é apenas fácil; também é divertida e extremamente eficaz.

Bibliografia:
O Método Silva de Domínio da Mente
Powell, Tag
Powell, Judith
Editora Record
3o Edição
Pág. 122 e 123

Os quatro estágios de percepção

(1) o estágio semi-adormecido, no qual você não sabe quem é e no qual luta cegamente contra aquilo que odeia em si mesmo - ou consciente, ou semiconsciente ou inconscientemente;

(2) o primeiro estágio do despertar, quando você já é capaz de reconhecer, observar e expressar aquilo de que não gosta; quando você é capaz de sentir que isso é apenas um aspecto de si mesmo e não a verdade final e secreta a seu próprio respeito;

(3) a percepção de que o "eu" ou Eu verdadeiro que observa e articula também pode tomar novas decisões e fazer novas escolhas, e pode procurar por opções e possibilidades até então nem sequer sonhadas - não por um passe de mágica, mas experimentando atitudes que antes eram totalmente negadas e ignoradas. Alguns exemplos de novas atitudes são: estabelecer um objetivo positivo de auto-aceitação sem perder o senso de proporção; procurar novos caminhos; aprender com os erros e fracassos; recusar-se a desistir quando não obtém sucesso imediato; ter fé em potenciais desconhecidos que só podem manifestar-se à medida que essas novas posturas são adotadas pela consciência.
A atitude de adotar os novos modos de percepção de que a sua consciência é capaz neste momento leva diretamente à

(4) compreensão, no seu devido tempo, daqueles aspectos antes negados e odiados, o que significa dissolução e integração. Simuntaneamente, a consciência em constante expansão funde-se com uma parte maior da realidade espiritual, que agora pode desdobrar-se ainda mais. Esse é o significado da palavra purificação. Na medida em que você vive a sua vida dessa maneira, a consciência genérica que permeia o Universo torna-se menos fragmentada e mais unificada.

Bibliografia:
Não temas o mal
Pierrakos, Eva
Thesenga, Donovan
Editora Cultrix
Pág. 190 e 191

Espiritualidade Prática

O grande impulso dos seres humanos neste momento é para aprenderem a trabalhar juntos, em grupo, e, o requisito básico, a nota chave deste trabalho é a comunicação mais clara.

Os despertos, as almas evoluídas são pessoas muito simples, elas mudaram da espiritualidade teórica para a espiritualidade prática.

Só pode haver sabedoria quando a mente, é capaz de funcionar a partir de príncipios universais intuitivamente colocados em prática com muita simplicidade, onde quer que estejamos em nosso cotidiano.

Sara Marriot

Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos, a Providência move-se também.

Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção.

O que quer que você possa fazer, ou sonha que possa fazer, faça.

Coragem contém genialidade, poder e magia.

Comece agora.

GOETHE

A Educação da Nova Era

Segundo Alice Bailey, o objetivo da nova educação é elucidar o desabrochar cultural da humanidade e considerar o próximo passo a ser dado no seu desenvolvimento mental. O ensino, se verdadeiro, deve estar alinhado com o passado e prover um objetivo para o esforço presente, devendo incluir um futuro espiritual. Isto requer não só uma visão retrospectiva, mas uma visão prospectiva da educação.

A palavra "espiritual" não se refere ao chamado assunto religioso. Todas as atividades que impelem o ser humano em direção a alguma forma de desenvolvimento físico, emocional, mental intuicional, social, se for para o progresso de seu estado atual, será essencialmente de natureza espiritual e será indicativo da existencial (existência) da entidade divina interna.

O espírito do homem é imortal; persiste para sempre, progredindo de um ponto a outro e de estágio a estágio no caminho da evolução, desabrochando firmemente e em seqüência os atributos e aspectos divinos. Nesse sentido, a verdadeira educação é consequentemente a ciência de unir as partes integrais do homem e também ligá-lo, por sua vez, com o seu ambiente imediato, e dar com o todo maior no qual terá de desempenhar seu papel, edificar ou construir uma ponte entre cérebro-mente-alma, produzindo assim uma personalidade integrada, que seja firme expressão do desenvolvimento da alma, morada interna.

A educação tem sido, até agora, em grande parte, um treino de memória, apesar de estar atualmente seguindo o reconhecimento de que tal atitude precisa acabar. A meditação, seguindo linhas adequadas, será parte do currículo. Deverá ser observado, entretanto, que as implicações religiosas da meditação são desnecessárias. A meditação é o processo pelo qual as tendências objetivas e os impulsos vindos da mente são frustrados e ela começa a ser subjetiva, a focalizar e a intuir.

Isto pode ser ensinado por meio de um pensamento profundo sobre qualquer assunto: matemática, biologia e assim por diante. Com o tempo e a prática o educando teria respostas desse empenho. Os mundos objetivo e subjetivo são unificados. O que se encontra acima e o que se encontra abaixo se tornam um. Toda educação deveria tender a essa realização.

O objetivo da educação deveria ser o treinamento do mecanismo de resposta à vida da alma. O aumento do despertar da consciência, o aprofundamento do fluxo da consciência e ao desenvolvimento dos aspectos da alma no plano físico.

Esses aspectos são:

VONTADE ou PROPÓSITO - a vida manifestada deve ser governada pelo propósito consciente espiritual. A direção certa da vontade deveria ser uma das maiores preocupações de todos os verdadeiros educadores. A vontade para o bem, a vontade para a beleza e a vontade para servir deveriam ser cultivadas.

AMOR-SABEDORIA - este é essencialmente o desabrochar da consciência grupal, seu primeiro desenvolvimento é a auto-consciência. Por meio da educação, essa auto-realização deve ser desenvolvida até que o homem reconheça que sua consciência é parte integrante de um todo maior. Ele, então, se mescla com interesses, as atividades e os objetivos grupais. Tornam-se finalmente seus e ele se torna consciente do grupo. Isto é amor. Levas a sabedoria, que é Amor em atividade manifesta. O interesse pessoal torna-se interesse grupal. O amor ao Ego (auto-consciência), o amor aos que estão à nossa volta (consciência grupal), torna-se finalmente amor ao todo (amor a Deus).

INTELIGÊNCIA ATIVA - isso diz respeito ao desenvolvimento da natureza criativa do homem consciente, espiritual. Ela ocorre pelo correto uso da mente, com seu poder para intuir idéias, para responder a impactos, para interpretar, canalizar e construir formas para manifestação. Assim, a alma do homem cria.

Autora : Adélia Sanches
Extraído do Site : www.mentehumana.com.br/adelia

O Presente se Encontra "Onde Ele Está"

O agora é tudo o que existe. Embora vivamos num mundo voltado para o tempo, só podemos viver o momento presente. Aquilo que chamos de passado é apenas um punhado de outros momentos presentes, recordados ou registrados e experimentados como conhecimento neste presente. E o futuro é apenas um outro conjunto de momentos presentes a serem vividos, mas a respeito dos quais podemos pensar no presente.

Um grande número de pessoas pensa que as causas de sua atuais dificuldades repousam no passado. Mas não é bem assim. É verdade que, no passado, você tomou determinadas decisões a respeito da vida, e que elas produziram os efeitos que você está experimentando agora, mas isto está acontecendo assim, neste momento, porque seu pensamento ainda está atuando de acordo com essas antigas decisões.
...
Muitas pessoas também receberam a idéia de que as dificuldades do presente são causadas por recordações ou incidentes passados, enterrados em alguma parte profunda e inconsciente do eu.
...
Em primeiro lugar, para todos os efeitos práticos, o passado não existe mais; o que existe é a sua lembrança dele. Mas esta última existe no presente e amiúde não está de acordo com a lembrança de outras pessoas a respeito das mesmas experiências. Alguma vez você já conversou a respeito dos velhos tempos com um amigo ou parente, descobrindo que a recordação dele sobre o que aconteceu numa certa ocasião é completamente diferente da sua ? Não se trata de definir quem está certo, mas de como cada um de vocês interpretou a experiência e a modificou para que se encaixasse no seus sistema de crenças.
...
Quando uma opinião fundamental a respeito da vida se altera, cada incidente e cada opinião que lhe corresponde também muda. A lembrança dos incidentes permanece, mas sua interpretação - e portanto o efeito que eles exercem sobre nós - são totalmente modificados.
...

Bibliografia:
Imaginação Ativa
King, Serge
Editora Pensamento
Pág. 22, 23 e 24

A Grande Invocação

Do ponto de Luz na Mente de Deus,
Que flua Luz às mentes dos homens.
Que a Luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus,
Que flua Amor nos corações dos homens.
Que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Que o propósito guie as pequenas vontades dos homens.
O propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos a raça dos homens,
Que se realize o Plano do Amor e de Luz
E feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano
Divino sobre a Terra.

Autoria desconhecida

Como os antigos Mestres já tentaram, pacientemente, nos ensinar de várias maneiras, existe uma diferença abismal entre o Conhecimento intelectual e a Sabedoria. O conhecimento é o acúmulo de informações, é simplesmente a aquisição dos ingredientes ou matérias-primas, enquanto a Sabedoria vem com a utilização, a prática, desses ingredientes, num processo maravilhoso de Criação. É a própria magia em ação.
Bibliografia:
Magia da Mente em ação
Chung, Dr. Tom
Double Tree Editora
1991
Pág. 189

Refletir quer dizer, ao mesmo tempo:

a) pesar, repesar, deixar descansar, imaginar sob diversos aspectos o problema, a idéia;

b) olhar o seu próprio olhar olhando, refletir-se a si mesmo na reflexão.

É preciso alimentar o conhecimento com a reflexão;
é preciso alimentar a reflexão com o conhecimento.

Edgar Morim
Bibliografia:
As Paixões do Ego - Complexidade, Política e Solidariedade
Mariotti, Humberto
Editora Palas Athena
Pág. 83

"Tudo é relativo..."

Olhando pela ótica de uma consciência limitada, tudo é visto de forma relativa às características fundamentalmente pessoais. Com óculos escuros, tudo é escuro; com os de cor de rosa, tudo adquire um tom rosado. Se eu tivesse o tamanho de uma formiga, um pé humano pareceria um monstro. Para um elefante pareceria muito pequeno. Assim como tudo é visto fisicamente, de acordo com o tamanho do observador, as situações são interpretadas pelo tamanho do ego.

Pensamos que aquilo que vemos (temos, experimentamos, passamos) é real, sólido e concreto, mas de fato enxergamos apenas o que o ego nos determina ver. O ego tinge tudo com as conotações do momento.

Imagine as reações de um grupo de pessoas diante de um Rolls-Royce novo.

O camponês: Puxa vida! É um sonho que está na minha frente.

O banqueiro: Já posso ver os olhos arregalados dos meus colegas quando chegar no cluge atrás deste volante.

A dona de casa: É bonito, mas muito grande. Teria medo de riscá-lo.

O mecânico: Que beleza de motor. É o melhor do mundo.

O socialista convicto: Prefiro meu fusca. É mais econômico.

Todos jurariam que estão vendo a realidade e que a sua versão é a verdadeira. Mas cada uma das pessoas está vendo apenas o que seus sanskaras impõem à sua visão. Cada um simplesmente olha pelos óculos das suas experiências anteriores, o que é completamente natural. Só que esta visão não deixa de ser relativa. É verdadeira apenas entre aspas.

Cada um pinta o Rolls-Royce com sua ambição, desprezo ou indiferença.

Da mesma forma que as pessoa vêem o Rolls-Royce diferentemente, o mundo e todas as suas circunstâncias são vistos com olhos os mais diversos. Entretanto, não faltam os que juram estar entendendo corretamente tudo.

Do ponto de vista completamente objetivo, um Rolls-Royce é apenas um máquina de transporte sofisticada. O mundo observado objetivamente é uma grande peça de teatro com formas, cores, sons, cenários e atores que interagem para o bem ou mal, numa série incessante de cenas e enredos. As interpretrações das cenas são feitas por todos.

O número de opiniões sobre a existência é igual ao número de seres humanos. Porém, a realidade é uma só. Todos os indivíduos simplesmente participam dela.
...

Bibliografia:
A Última Fronteira
Donnell, Ken O'
Editora Gente
8o Edição
Pág. 120 e 121

Perspectiva -
Use-A ou perca-A.
Se virou para esta página,
esqueceu-se de que aquilo que se passa
em volta de você não é realidade.
Pense nisso.

Lembre-se de onde veio, para onde vai, e por que você criou a confusão em que se meteu para começar.

Bibliografia:
Ilusões
Bach, Richard
Record
Pág. 48

Restam outros sistemas fora do solar a colonizar.
Ao acabarem todos só resta ao homem (estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem de si a si mesmo:
Pôr o pé no chão do seu coração, experimentar, colonizar, humanizar
o homem descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas a perene,
insuspeitada alegria de con-viver.
Carlos Drummond de Andrade
Bibliografia:
As Paixões do Ego - Complexidade, Política e Solidariedade
Mariotti, Humberto
Editora Palas Athena
Pág. 25

A Magia dos Sacerdotes Kahunas

Nenhum dano
Nenhum pecado
Servir para merecer

Como conviver pacificamente ?

Quais os princípios, quais os métodos para nos relacionarmos de modo que cada indivíduo possa desenvolver seu pleno potencial sem que a harmonia do convívio social seja afetada, antes, seja mantida e fortalecida ?

Uma filosofia de realização que pode ser aplicada a qualquer propósito, seja religioso, científico, social ou pessoal.

Para os Kahunas o único pecado é ferir alguém intencionalmente (inclusive a si mesmo) e devemos servir aos outros a fim de que, subconscientemente sintamos que nós mesmos merecemos as boas coisas da vida.

O lema da Filosofia Huna é : "Uma vida para servir e não para ferir."

A base psicológica da Huna é o "princípio ativo" por trás do método Silva Mind, da Neurolinguística e da Projeciologia (também conhecida como projeção astral). Por sua ênfase na cura Espiritual e Física o ensinamento Huna foi saudado como o "elo perdido" entre a medicina, psicologia e religião.

Extraído do Folheto : Vivência - A Sabedoria dos Sacerdotes Kahunas - Xamanismo Havaiano (www.mentehumana.com.br/adelia) - Adélia Souza Sanches

"Nós somos como os raios de uma roda, todos irradiando a partir do mesmo centro. Se você nos define de acordo com nossa posição na borda, nós parecemos separados e distintos uns dos outros. Mas se você nos define de acordo com nosso ponto de partida, nossa fonte - o centro da roda - nós somos uma mesma identidade. Se você for buscar bem fundo em sua mente, e bem fundo na minha, a imagem será a mesma: no âmago de tudo isto, o que somos é amor"

Marianne Williamson - A Return to Love

O químico que puder extrair de seu coração os elementos compaixão, respeito, saudade, paciência, tristeza, supresa e esquecimento, e os junta em um, pode criar aquele átomo que é chamado amor.

Kahlil Gibran

...
Ser convivencial com sua mente significa aprender novas formas de usá-la melhor. Você é que pensa seus pensamentos ou os pensamentos pensam você? Questione: Esta é a melhor forma de pensar? Estou repetindo o que tenho ouvido, o que aprendi, ou estou refletindo? Posso mudar minha programação mental. É uma questão de decisão e de partir para a busca de conhecimento.
...
Estamos todos juntos neste (re)aprendizado. Com humildade e apoio mútuos poderemos chegar à convivência saudável, que é se perceber vivo e capaz de se apropriar de sua história passada, viver o presente no aqui e agora e ainda criar o futuro desejado. Dar-se conta de si, é muito mais do que um processo de conscientização. É assumir, baseado no auto-conhecimento, com total aceitação, seus limites e potencialidades - latentes ou manifestas. Só é livre quem é consciente de suas escolhas. Pois escolhemos o tempo todo, conscientes ou inconscientes disto. Quem não mais repete padrões que foram programados saiu da mecanicidade e é livre para criar. E quando por acaso repete uma programação, se trabalha na direção de uma compreensão ampla do aprendizado subjacente, a fim de transcendê-lo.

Se fossemos resumir este parágrafo numa simples frase, esta poderia ser: Ame-se. Tão, simples e tão difícil de pôr em prática. Ter amor-próprio e auto-estima é assumir o comando de sua vida.
...

Autora : Silvia Rocha
Parte do Artigo : Convivencialidade: Será que Estamos Preparados ?
Extraído do Site : www.conviver.org.br

Um modo simples de meditar

1 - Sente-se numa almofada, com as pernas cruzadas, ou então numa cadeira, sem encostar no espaldar;

2 - Mantenha a coluna ereta, mas não tensione a musculatura;

3 - Com as mãos em concha, porém relaxadas, apóie a esquerda no colo, na altura do umbigo, e a direita sobre ela;

4 - Encoste a ponta da língua no céu da boca e deixe os olhos semicerrados;

5 - Respire profunda e compassadamente pelo nariz, estufando o abdome ao inspirar e expirando devagar;

6 - Cada vez que completar uma expiração, numere-a mentalmente;

7 - Numere de 1 a 10 e, depois, de 9 a 1;

8 - Repita várias vezes a série completa;

9 - Observe os seus pensamentos, sem se prender a eles;

10 - Concentre-se na contagem, evitando entrar no piloto automático;

11 - Cada vez que perder a concentração, recomece a série numérica a partir do 1.

12 - Inicie meditando por 5 a 10 minutos, pelo menos uma vez ao dia, e aumente o tempo, até chegar a duas meditações diárias de 20 minutos cada.

Bibliografia:
Revista Galileu
Outubro de 1999
Pág. 56

PRATIQUE O BEM

Mesmo que algo lhe pareça mau, não pense que o mal existe. Encare o mal aparente como um aspecto que antece à manifestação do bem. Assim, conseguirá serenar sua mente. Em vez de lutar contra o mal aparente, empenhe-se em praticar boas obras a fim de manifestar o bem.
Bibliografia:
A Verdade, Vol. 8
Taniguchi, Masaharu
Seicho-No-Ie

Meditação

Nesse momento sou um com a consciência que é a Força Criadora de tudo o que existe. Sou essa Consciência. Minhas idéias assumem forma de ilimitadas maneiras, que expressam a divindade, a pureza, a perfeição, a integridade e a unidade da Força Vital do Universo. Sou, portanto, co-criador de tudo o que existe. Permito que as idéias boas e puras da consciência do Mestre Silencioso fluam através de minha consciência de modo suave, fácil e desimpedido, para se transformarem em formas puras e belas. Estou aberto e receptivo à verdade interior. A verdade interior ajuda-me a caminhar para a ação adequada a cada momento, em todos os lugares onde estou.
Bibliografia:
O Mestre Silencioso
Kim, Tae Yun
Editora Best Seller
Pág.: 131

Semeia um pensamento,
colhe um ato;

Semeia um ato,
colhe um hábito;

Semeia um hábito,
colhe um caráter;

Semeia um caráter,
colhe um destino.

Marion Lawrence

As perguntas mais simples são as mais profunda.
Onde você nasceu ?
Onde é o seu lar ?
Para onde vai ?
O que está fazendo ?
Pense sobre isso de vez em quando, e
observe as suas respostas se modificarem.

Bibliografia:
Ilusões
Bach, Richard
Editora Record
14a Edição
Pág. 51

Auto-Estima

O que é auto-estima ?
...
auto-estima é a opinião que você tem sobre si mesmo. Uma vez considerado isto, está no caminho certo para o fortalecimento dessa auto-estima.

Em seguida, pergunte-se por que tem uma opinião desfavorável sobre si mesmo em qualquer área de sua vida. Um motivo pode ser que você se compara com outras pessoas. Se você sai perdendo nessa comparação, a opinião sobre si mesmo cai e gera problemas.

O que você tem que fazer é elevar a opinião sobre si mesmo. Mas como ?
...
Quando sua auto-estima é elevada, você está em constante competição com a única pessoa com a qual faz sentido competir - você mesmo.
...
Então, a primeira etapa em sua técnica para melhorar a auto-estima é observar o que você sabe fazer bem e dispor-se a melhorar.
...
Visualize, crie uma imagem de si mesmo exercendo essa atividade, e então aumente o quadro mental. Torne a imagem mais clara; torne-a maior e mais colorida. Dê-lhe profundidade, coloque-a em três dimensões. Ponha os outros sentidos em ação. Após examinar inteiramente os seus talentos, saia ... e pense como você pode competir consigo mesmo para ser ainda melhor naquilo que faz. Ajuda muito se você tiver escolhido algo que possa ser aperfeiçoado, seja em termos de qualidade, quantidade ou tempo.

Agora, para competir consigo mesmo a fim de aperfeiçoar seu talento, comece estabelecendo o aperfeiçoamento como meta. Em primeiro lugar, estabeleça uma linha de base: determine como você faz isso atualmente. Então determine de que maneira quer fazer isso melhor - fazê-lo mais ou menos, mais rápida ou lentamente, maior ou menor, seja como for.

Agora ... veja-se a si mesmo exercendo melhor essa essa atividade. Examine em que você tem talento, como fez antes, mas imagine-se fazendo isso melhor. Por fim, estabeleça o objetivo de fazê-lo conforme estabeleceu. Ao voltar ao nível da consciência, atenha-se a esta imagem, trabalhe em prol deste objetivo e mantelha-o até obter êxito. Você ira competir consigo mesmo e obterá esse êxito. Logo irá desenvolver o hábito do sucesso, o hábito de vencer, e aumentará a auto-estima.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para mudar a sua vida
Silva, José
Goldman, Burt
Editora Record
1995
4a Edição
Pág's : 82, 83, 84, 86 e 87

Reposta de Deepak Chopra para a pergunta : O que é cura quântica ?

É curar o contínuo corpo-mente a partir de um nível quântico. Esse nível não se manifesta para nossos sentidos. Nossos corpos são, em última instância, campos de informações, inteligência e energia. A cura quântica envolve mudanças nos campos energéticos de informação para corrigir uma idéia que se deturpou. É curar uma parte da consciência que é a mente, para modificar outra, que é o corpo.
Bibliografia:
Revista : Sexto Sentido - No. 3
Artigo : mente sem fronteiras
Pág. 9

Nada na vida deve ser temido, somente compreendido.

Agora é a hora de compreender mais, para temer menos.

Marie Curie

O importante é não parar de questionar.
A curiosidade tem sua própria razão para existir.
Uma pessoa não pode deixar de se sentir reverente ao contemplar os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade.
Basta que a pessoa tente apenas compreender um pouco mais desse mistério a cada dia.
Nunca perca uma sagrada curiosidade.

Albert Einstein

O provérbio "Os semelhantes se atraem" expressa uma das leis mentais. É preciso manter a mente o mais alegre possível. A felicidade visita os lares onde reina a mente alegre.

Bibliografia:
Palavras de Sabedoria
Taniguchi, Masaharu
Seicho-No-Ie
1999
Pág. 30

Se você me der um peixe, terei comida por um dia;
se você me ensinar a pescar, terei alimento para toda vida.

Ghandi

Deixe que as forças da Luz tragam iluminação para a humanidade.
Deixe que o espírito da Paz seja propagado.
Que homens e mulheres de boa-vosntade possam, em todas as partes, encontrar-se no espírito de cooperação.
Que o Perdão por parte de todas as pessoas possa ser a tônica nesta época.
Deixe que o poder acompanhe os esforços dos grandes.
Deixe que assim seja e ajude-nos a fazer nossa parte.
Bibliografia:
Amor Incondicional e Perdão
Stauffer, Edith R.
Totalidade Editora
1997
Pág. 166

"É praticamente uma lei na vida que quando uma porta se fecha para nós, outra se abre. A dificuldade está em que, freqüentemente, ficamos olhando com tanto pesar a porta fechada, que não vemos aquela que abriu."

Andrew Carnegie

“Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento, eu quero saber seus pensamentos, o resto é detalhe.”

Albert Einstein

Roteiro imaginário, por Samuel e Bennet do livro BE WELL

Feche os olhos. Inspire e expire profunda e lentamente. Relaxe o corpo todo, seguindo o método que melhor lhe convenha. Deixe então que todas as suas idéias relacionadas com os sintomas da doença ... se tornem bolhas em sua consciência. Imagine agora que essas bolhas estão sendo sopradas para fora de sua mente, de seu corpo, de sua consciência, por uma brisa que as afasta de você, para bem longe, até que não consiga mais vê-las ou senti-las. Observe-as desaparecendo no horizonte.

Agora imagine que está em um lugar de que gosta muito. Pode ser a praia, a montanha, o deserto ou onde quer que você se sinta vivo, saudável, à vontade. Imagine que o espaço em torno de você está repleto de luz brilhante, clara. Deixe que a luz flua para seu corpo, tornando você mais brilhante e preenchendo-o com a energia da saúde. Goze o fato de balhar-se nessa luz.

Bibliografia:
Imaginação na Cura
Achterberg, Jeanne
Summus editorial
1996
Pág. 201

"Um ser humano é parte de uma totalidade chamada por nós de Universo ... uma parte limitada em tempo e espaço.

Experimenta seus pensamentos e sentimentos como separados do resto - um tipo de ilusão de ótica de sua consciência.

Esta ilusão é um tipo de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos próprios desejos e à afeição pelas poucas pessoas próximas a nós.

Nossa tarefa deve ser libertarmo-nos desta prisão ampliando nosso círculo de compaixão para abraçar todas criaturas vivas e a totalidade da natureza em sua beleza."

Albert Einstein

A mente é criativa

O homem criou veículos para transporte rápido, prédios que alcançam o céu, meios de comunicação eletrônicos, maravilhas artísticas e científicas. Todas esta criações envolveram as máquinas e mãos do homem, mas primeiramente envolveram sua mente.

Nada que existe em nosso mundo civilizado estaria aqui se não existisse primeiro como uma imagem na mente de alguém. Somente de tal imagem pode emergir um esboço, uma planta de loja, um padrão, um diagrama, uma fórmula, um molde ou uma cópia heliográfica.

Qual é a fonte da criatividade ?

Essa é a eterna pergunta. Felizmente, não precisamos conhecer a resposta para penetrar na fonte. A mente é o canal para ela. Tudo que temos de fazer é permitir que a mente perfure esta fonte, de forma que a idéia criativa possa ser trazida dos recessos do grande inconsciente (o hemisfério cerebral direito) para o consciente sensorial (o hemisfério cerebral esquerdo).

Isto acontece a dez ciclos por segundo da frequência da onda cerebral. Alfa é o centro de extensão de frequência do cérebro. Esta é a frequência em que o cérebro é centralizado e em que os dois hemisfério trabalham de comum acordo.

A ação combinada dos dois hemisférios cria soluções para os problemas. Nosso cérebro se torna uma ponte de "lá" para "aqui". Sabemos muito sobre "aqui", mas só podemos teorizar em relação a "lá". O que quer que seja ou onde esteja, "lá" é abundante em soluções criativas.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para Executivos
Silva, José
Stone, Robert B.
Editora Record
1995
4a Edição
Pág. 31 e 32

Cedo ou tarde você vai perceber ...

que há uma diferença entre conhecer o caminho ...

e percorrer o caminho.

Filme Matrix

O Princípio da Não-Resistência

No Judô Mental, mover-se contra a direção do impulso adversário (entrar em discusão com ele) fechar-lhe-á a mente ao criar reações emocionais negativas. Movimentar-se na mesma direção do impulso do adversário dissipará a força de sua arremetida e deixar-lhe-á a mente aberta à nossa estratégia posterior. Se o oponente disser que algo é preto e insistirmo em afirmar que é branco, teremos traçado linhas para um conflito que, provavelmente, não terá solução.

Se, ao contrário, nós nos movermos na mesma direção que ele, replicando "Posso entender por que você diz que é preto", estaremos neutralizando sua investida e poupando nossa própria energia. O que é mais importante: manteremos seu estado de mente aberta. Isto não significa que tenhamos que concordar com ele. Simplesmente não discordamos, pois do contrário estaríamos resistindo à sua investida. Mantermos em aberto nossa oportunidade de persuadi-lo de que, na verdade, o preto é branco. Conseguiremos isso após lançarmos os fundamentos adequados, essenciais para que ele aceite nossa opinião.

Bibliografia:
Judô Mental
Lager, Lance
Kraft, Dra. Amy L.
Editora Nordica
Rio de janeiro
1981
Pág. 41

Ponha um Sorriso no Seu Dia

Recentemente, os pesquisadores descobriram que o ato de colocar um sorriso no rosto estimula o cérebro a liberar substâncias químicas como as endorfinas, por exemplo, que o fazem sorrir. ... Quando você se sente bem, sorri. ... quando sorri, isso também o faz se sentir bem.

Estudos feitos em Harvard demonstraram que a longevidade está relacionada com a capacidade de manejar os estados psicológicos. Essa capacidade aumenta a resistência geral do organismo às doenças, pelo melhor desempenho do sistema imunológico.

As endorfinas são substâncias produzidas no hipotálamo, no sistema nervoso central. O hipotálamo fabrica as endorfinas a partir de uma substância precursora chamada pró-ópio-mela-nocortina (POMC). Trata-se de um polipeptídeo formado por determinados aminoácidos que conferem às B-endorfinas um poder analgésico. É um efeito semelhante ao da morfina, porém, 300 vezes superior. Além disso, como vimos, as endorfinas têm a capacidade de estimular as células T dos glóbulos brancos e as células "matadoras", que destroem até células malignas. A morfina que se aplica como analgésico não tem nenhum efeito positivo sobre as células imunológicas.

Um fato que chama a atenção dos estudiosos é que a substância mencionada, que dá origem às B-endorfinas, pode, em outras circunstâncias, ser transformada em substância diferente.

As endorfinas são formadas sob a influência de estímulos positivos como esperança, alegria e amor. Esse estado atua sobre o hipotálamo, que determina a formação de endorfinas. Sentimentos negativos promovem o fracionamento da molécula POCT em outra região, produzindo outra substância : ACTH. Esta substância atuará sobre a supra-renais, produzindo hormônios de estresse, que diminuem a função do sistema imunológico.

Portanto, ponha um Sorriso no Seu Dia.

Bibliografia:

O Método Silva de Controle Mental para alcançar a cura
Silva, José
Stone, Robert B.
Editora Record
Rio de janeiro
1995
Pág. 183

Saúde - Novo Estilo de Vida - A melhor maneira de fortalecer o organismo e livrar-se da doenças
Lee, Dr. Sang
Casa Publicadora Brasileira
Tatuí
São Paulo
Pág. 150 e 151

"E conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres."

João, 8:32

Se eu pedisse aos pacientes que aumentassem os níveis de imunoglobulina

sanguínea ou de linfócitos T, ninguém saberia como fazê-lo.

Mas se eu puder ensiná-los a amar os outros e a si mesmos totalmente,

as mesmas mudanças ocorrerão automaticamente.

A verdade é : o amor cura.

Bibliografia:
Love, medicine and miracles
Siegel, Bernie
Harper and Row
1986

Arquitetura da Expressão

Da mesma forma que uma planta de construção será incompleta a menos que contenha janelas e portas, assim também, nenhuma vida será plenamente vivida sem os meios de expressão objetiva e subjetiva.

Olhamos pelas janelas, que deixam entrar luz e ar. Entramos e saímos pelas portas. Em nossa vida a memória é a única janela que contempla o passado, enquanto que a imaginação serve como porta através da qual penetramos no futuro.

A realização, no presente, e a antecipação para o futuro, contribuem para completar o ciclo de acontecimentos de nossa vida.

Na verdade, os olhos são as janelas da alma.

Quando compreendemos pouco do que vemos ou o interpretamos falsamente, interpretamos mal os motivos e intenções das pessoas ou acontecimentos.

Somos como a mulher que criticava a lavagem de roupa de sua vizinha ao observá-la através de janelas cobertas de pó e fumaça.

Nossas recordações podem estar tão anuviadas como estavam suas janelas quando deixamos de contemplar o verdadeiro significado de viver harmoniosamente com nós mesmos e com outros.

O amar a nós mesmos como ao próximo mantém nossas janelas claras como cristal; o conservar as dobradiças de nossas portas bem lubrificadas nos permitirá abri-las e fechá-las sem ruído. Fechamos nossas janelas e portas para evitar criaturas indesejáveis.

Há, também, pensamentos indesejáveis que não devemos permitir entrar em nossa mente. Colocamos cortinas nas janelas para garantir a intensidade de luz. Quando abrimos nossa porta devemos ter algum objetivo em mente. Porta aberta é como mente aberta, com entrada e saída à vontade. Depende de nós, fechar a porta de nossa mente contra qualquer tentação para não desperdiçar tempo em atividades triviais e inúteis.

Podemos penetrar num meio ambiente para exercitar nossas faculdades sensoriais ao passar por experiências marcantes. Ou podemos fechar a porta de nossa mente e permanecer em nosso próprio interior, para refletir, contemplar e meditar sobre as experiências para adquirir as lições necessárias que proporcionarão sabedoria para a ação futura. Uma porta com vidro é como a compreensão clara. Não necessitamos nos expor a acontecimentos exteriores.

Devemos ser semelhantes a uma porta de vai-e-vem tendo capacidade de girar livremente para fora ou para dentro na medida em que surja a necessidade de ajuste, ou semelhantes a uma porta giratória com seu ajuste mais completo a modificações. Ainda mais moderna é a porta acionada por células fotoelétricas que se abre sem esforço quando desejamos entrar para descansar ou refletir ou sair para enfrentar as experiências e servir.

Esta beleza é necessária como entrada no Divino portal no interior de nosso Ser.

Isto por sua vez nos impelirá a criar maior beleza no interior de nossa alma assim como proporcionar prazer a outros. Podemos, por nosso amor à beleza, instilar e inspirar o mesmo amor em outros.

Quando todas as portas se abrem para um mundo de beleza e todas as janelas para paisagens lindas, tornamo-nos seres humanos mais felizes e saudáveis.

Este artigo "Arquitetura da Expressão" foi desenvolvido pela equipe de marketing da Ordem Rosacruz AMORC para ser usado na divulgação da Filosofia Rosacruz.

Para obter maiores informações sobre este artigo "Arquitetura da Expressão" e receber gratuitamente o Domínio da Vida, mande um e-mail para marketing@amorc.org.br e receba mais informações sobre a Ordem Rosacruz AMORC.

“... apresentar à criança as leis do universo reveladas nas obras da natureza em suas formas mais simples, embasar o caminho rumo a uma compreensão da verdade existente em todas as coisas, através do amor, da harmonia, da justiça, da caridade, e da Lei e da ordem."

H. Spencer Lewis

A natureza revela poucos de seus segredos para aqueles que olham e ouvem apenas com os olhos e ouvidos externos. A condição de toda visão válida, em qualquer plano da consciência, não está no aguçamento dos sentidos, mas numa atitude peculiar da personalidade como um todo: numa atenção profunda, numa intensa concentração, numa fusão consigo mesmo, efetuando-se uma verdadeira comunhão entre o observador e a coisa observada ...

Evelyn Underhill

Só é possível enxergar direito com o coração.
O essencial é invisível para os olhos.

Antonie de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe

O que é Alfa ?

Alfa é um nível onde as ondas cerebrais diminuem de velocidade até mais ou menos a metade da frequência normal de uma pessoa quando acordada. Emitimos de 14 a 21 pulsações cerebrais de energia por segundo quando despertos. Os pesquisadores definen isso como nível beta. Quando você se deita à noite e adormece, torna mais lentas estas pulsações cerebrais.

Quando relaxa na cama de olhos fechados, o eletroencefalógrafo que mede tais pulsações demonstra um decréscimo para a metade da velocidade. Os pesquisadores apontam 7 a 14 como o nível alfa, um leve nível de sono ...

É um estado natural, confortável, pacífico, relaxado, pelo qual todos nós passamos antes de dormirmos à noite e acordamos de manhã. Mas agora, em vez de passarmos por isto, queremos ficar nele, de modo a podermos usá-lo em nosso benefício.

O que o nível alfa tem a ver com tais benefícios ?

Trabalhando com equipamento de biofeedback, pesquisadores vieram a compreender que, no nível alfa, coisas boas estavam acontencendo com o corpo. Órgão e sistemas estressados eram capazes de se recuperar e se revitalizar. A pressão sanguínea tendia a normalizar-se. A pulsação tornava-se mais estável.

Quando em Laredo, Texas, estávamos pesquisando como colocar uma parte maior da nossa mente para trabalhar por nós, descobrimos que, no nível alfa, adquirimos o controle de funções antes incontroláveis. O que consideramos que fossem faculdades inconscientes ou subconscientes se tornou mais consciente.

Hábitos ficaram sob um controle mais consciente. As funções automáticas do corpo também ficaram mais controláveis. Faculdades da mente semelhantes às dos gênios, que só de vez em quando nos dão lampejos de extraordinária compreensão, agora podiam ser acionadas à vontade da pessoa no nível alfa para solucionar problemas à maneira de uma supermente.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental para alcançar a Cura
Silva, José
Stone, Robert B.
Editora Record
1995
2a Edição
Pág. 23 e 24

"Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender."

Alexandre Herculano

"No fundo de cada homem residem esses poderes adormecidos; poderes que o assombrariam, que ele jamais sonhou possuir; forças que revolucionariam sua vida se despertadas e postas em ação."

Orison Swett Marden

Rir muito e com frequência;

ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças;

merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos;

apreciar a beleza,

encontrar o melhor nos outros;

deixar o mundo um pouco melhor,

seja por uma saudável criança,

um canteiro de jardim ou uma redimida condição social;

saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu.

Isso é ter sucesso.

Ralph Waldo Emerson

Meditação e Perspectiva Clara

Uma pessoa que anda pelas montanhas e encontra uma rocha enorme bloqueando o caminho, perde tempo e energia tentando tirar o obstáculo. Se não consegue remover a rocha, desanima-se e reclama do seu azar. Para um piloto sobrevoando o local num avião, aquela rocha não representa nenhuma dificuldade. Ela ainda existe, mas porque ele vê a situação de uma perspectiva diferente, e o seu modo de transporte é outro, prossegue sem o mínimo sentimento de que algo grave aconteceu.

Qualquer situação, por mas difícil que pareça, pode ser encarada sob uma perspectiva diferente. O estado meditativo é o avião de onde posso ver os passos que dei para chegar num determinado local, e enxergar também o que está me esperando à frente. A visão do passado, presente e futuro de cada circunstância ajuda a manter-me despreocupado, sereno e principalmente a tomar as decisões certas.

Bibliografia:
A Última Fronteira
O'Donnell, Ken
Editora Gente
8a Edição
Pág. 34 e 35

Todas as forças curadoras devem partir de dentro, e não de fora ! Aquilo que aplicamos externamente é para criar internamente uma força mental e espiritual conjunta.

Edgar Cayce

A auto-sugestão é um instrumento do qual precisamos saber utilizar-nos como acontece com qualquer instrumento. Um ótimo fuzil, em mãos inexperientes, dá péssimos resultados, mas, quanto mais hábeis vão ficando essas mãos, mais facilmente as balas atingem o alvo.

Émile Couê

Autodomínio Através da Auto-Sugestão

Emile Coué ... é famoso por causa de uma frase ... : "A cada dia, e de todas as formas, estou ficando melhor e melhor." Essas palavras já curaram milhares de pessoas, e de doenças sérias !

Dizia que nunca curou ninguém, apenas ensinava as pessoas a se curar. Não há duvida de que as curas aconteceram - elas estão bem documentadas - mas o método Coué praticamente desapareceu desde a sua morte em 1926. Se esse método fosse tão complexo que apenas alguns especialistas pudessem aprender a praticá-lo, certamente continuaria sendo usado até hoje. Mas é um metodo simples. Todos podem aprender a praticá-lo. Sua essência está no Controle Mental.

Nele há dois princípios básicos:

1 - Só podemos pensar numa coisa de cada vez, e

2 - Quando nos concentramos num pensamento, esse pensamento se torna verdade porque nosso corpo o transforma em ação.

Portanto, se você quiser ativar os mecanismos curativos de seu corpo, que podem estar bloqueados por pensamentos negativos (conscientes ou inconscientes), apenas repita vinte vezes seguidas "A cada dia, e de todas as formas, estou ficando melhor e melhor." Faça isso duas vezes por dia, e estará pondo em prática o método do Dr. Coué.

Bibliografia:
O Método Silva de Controle Mental
Silva, José
Miele, Philip
Editora Record
1977
9a Edição
Pág. 62 e 63

O Processamento de dados mentais e a Atitude Positiva

Algumas teorias interessantes, elaboradas pelo Dr. Gordon H. Bower, da Universidade de Stanford, foram desenvolvidas. Sua pesquisa salienta três áreas do processamento mental.

1. As sensações de uma pessoa agem como um filtro seletivo que é sintonizado ao material que entra, que apóia ou justifica essas sensações. O filtro deixa entrar o material que está de acordo com o estado de espírito da pessoa, e rejeita o que não está. O processo de filtragem é importante, pois determina como o material é inicialmente armazenado nos bancos de memória.

2. As sensações emocionais afetam os dados que a pessoa pode recuperar da memória. A melhor forma de as pessoas recuperarem os eventos que aprenderam originalmente em determinado estado de espírito é voltando ao mesmo estado de espírito.

3. Existem fortes influências emocionais agindo sobre nossos pensamentos e julgamentos. As percepções sociais das pessoas, assim como suas fantasias imaginativas, são subjetivas; elas são essencialmente influenciadas pelo estado de espírito do momento. Essas influências ocorrem sempre que as pessoas avaliam seus amigos, se auto-avaliam, avaliam sua situação de trabalho e seu futuro.

Com a pesquisa do Dr. Bower em mente, parece que armazenamos informações de acordo com nossos sentimentos. Para evocar efetivamente essas lembranças, precisamos restabelecer esses sentimentos ...

Seguindo a indicação do Dr. Bower, poderíamos dizer que o processamento do cérebro poderia ser comparado a dois compartimentos separados; um para armazenar sentimentos negativos, e um totalmente diferente para conter sentimentos positivos. Abrir cada compartimento, ou chegar a eles com mais facilidade, exigem que sintamos a emoção associada a esse sistema de armazenamento ...

Pela primeira vez temos alguma comprovação científica e compreendemos por que uma atitude mental positiva funciona. Quando você está pensando positivamente, com uma base de confiança, você tem acesso a todas as suas experiências bem-sucedidadas. Quando está pensando positivamente e se depara com um problema, irá evocar todas as soluções bem-sucedidas para problemas semelhantes no passado, aumentando portanto as chances de uma solução eficaz.

Quando está numa fase negativa e se depara com um problema, você procura na memória uma solução, mas só vai ter acesso a lembranças de fracasso. As chances de uma solução eficaz são duvidosas.

As mudanças de atitudes ocorrem em todas as condições sociais. Desde a idade de sete anos até a morte, somos governados por nossas atitudes.

Bibliografia:
O Método Silva de domínio da mente
Powell, Tag
Powell, Judith
Editora Record
1996
3a Edição
Pág. 124, 125 e 126

O mecanismo da Mente

Parece que tudo acontece ao contrário daquilo que pensamos ...

Há uma explicação para isso. Analisando o mecanismo da mente, percebemos que existe uma dualidadade. Percebendo isto, compreendemos por que ocorre a situação referida, em que tudo parece acontecer ao contrário daquilo que desejamos. Analise bem o mecanismo da mente.

Existe uma discrepância entre o pensamento da mente superficial (o consciente) e o pensamento da mente oculta (o subconsciente).

O consciente elabora idéias e julgamentos com base nas informaçoes obtidas por meio dos cinco sentidos. Por isso, é lógico e racional. Ele manifesta a vontade de fazer isto ou aquilo, bem como o desejo de que algo aconteça de uma forma ou de outra. É o impulso de procurar corrigir pela forma exterior: ao ver a criança ociosa, procura obrigá-la a fazer a lição de casa.

O subsconciente não age por si próprio, mas por força das idéias nele arraigadas ao longo dos tempos; portanto, podemos chamá-lo de "mente do hábito" ou "mente da tendência".

Stanley Hall compara a mente humana a um iceberg: a pequena parte visível corresponde à mente superficial, denominada consciente e manifesta-se como desejo e anseio; a outra parte, submersa, é o subconsciente que, segundo estudos de hipnose, age como uma poderosa força, que abrange 95% da força concretizadora, enquanto a primeira parte representa apenas 5%.

Esta é uma explicação muito sucinta sobre o mecanismo da mente. É indispensáel conhecermos esse mecanismo para compreendermos por que o esforço dos pais não alcança o resultado esperado.

Analisemos, por exemplo, o mecanismo da mente dos pais que querem melhorar o desempenho do filho no estudo. A mente consciente deles tenta, por todos os meios, fazer com que o filho estude, mas o poder de concretização desse pensamento é de apenas 5%. Já o subconsciente mantém o pensamento "não adianta, este menino não estuda mesmo", e o poder de concretização desse pensamento é de 95%. O resultado é obvio. Aquilo que se pensa no fundo, bem no fundo da mente, é o que se manifesta nos filhos.

Bibliografia:
Educação do Filho de Deus
kanuma, Keiyo
Seicho-No-Ie
1999
6a Edição
Pág. 26, 27 e 28

Lidando com o estresse

A sensação de simplesmente não querer fazer nada é uma das manifestações mais comuns de estresse - e uma situação que cria grandes danos em relacionamentos, situações familiares e no ambiente de trabalho.

Qual é, então, a maneira mais eficaz de se lidar com o estresse ? Vamos propor algumas idéias. Em primeiro lugar, você pode evitar ou diminuir o estresse caso se solte. Para eliminar um pensamento, pense em outra coisa ...

Quando uma pessoa passa por um período altamente estressante e procura se livrar disso, tem mais chance de escapar das manifestações de doenças somáticas ...

Uma segunda maneira, mais básica, de lidar com o estresse é perceber que a verdadeira causa do estresse não são as pessoas, a frustração, a decepção, o medo, os desejos não realizados ou as expectativas negativas.

Pura e simplesmente a causa do estresse é a sua atitude em relação a essas coisas.

Repito : o estresse não é causado por problemas. É a sua atitude em relação ao problema que causa o estresse. Fica mais fácil lidar com o estresse quando se conhece a sua causa, pois assim a pergunta adequada pode ser proposta. A pergunta não é como posso me livrar do estresse, mas como posso mudar minha atitude em relação ao trabalho, aos acontecimentos, às decepções, ao medo e às pessoas ...

Uma mudança de atitude, aliada a uma mudança na produção de ondas cerebrais, irá aliviar a condição estressante, trazendo resultados imediatos. O estresse provoca uma onda cerebral mais rápida do que o relaxamento. Ao relaxar, você diminui a atividade das ondas cerebrais. E aí é que está a chave do probrema.

Você pode enfrentar uma situação tão estressante que não pode ver como pode relaxar, especialmente durante o dia. Ou você pode estar muito estressado sem saber por quê. Em ambos os casos a resposta é a mesma. Não há outra maneira de sair de um quarto escuro a não ser deixando entrar a luz. A única maneira de sair de uma situação estressante é entrando em relaxamento. Você não pode ficar estressado e relaxado ao mesmo tempo. Ao relaxar um pouco todos os dias, você modera o estresse. Ao moderar o estresse, você reduz o seu efeito negativo.

Bibliografia:
O método silva de controle mental para mudar a sua vida
Silva, José
Goldman, Burt
Editora Record
Pág. 56, 57 e 58

Os seus amigos o conhecerão melhor no primeiro minuto em que se conhecerem
do que os seus conhecidos o conhecerão em mil anos.

Richard Bach

Um método de autoprogramação humana

Nosso cérebro e nosso sistema nervoso - o nosso hardware (a máquina ) - é mais ou menos igual em todas as pessoas. A grande diferença que faz a diferença é o que está gravado ou programado no cérebro, isto é, o nosso software ( o programa ).

Explicando de uma maneira extremamente simplificada, você tem três tipos de programação:

1 - a programação genética ( o instinto );

2 - programação sócio-cultural ( família, amigos, escola, trabalho, líderes espirituais e políticos, livros, cinema, TVs, etc.);

3 - a auto-programação ou a programaçâo feita por você em você mesmo.

Na primeira programação você não tem nenhum controle; na segunda, tem controle parcial; e na terceira programação você tem controle total.

É fundamental que você saiba, conscientemente, controlar o terceiro tipo de programação, ou seja, a auto-programação.

...

Depois de longa pesquisa e vivência - análise e intuição - concluí que há, e sempre houve, um método simples e seguro de autoprogramação.

As informações adquiridas através da leitura de "historinhas", parábolas, fábulas, metáforas, aforismos, máximas, pensamentos etc., podem, eventualmente, atingir seu subconsciente sem parar pelo crivo do consciente analítico e bloqueador. Esta prática permite, sem grande esforço, implantar em seu sistema automático perseguidor de objetivos uma programação incrivelmente poderosa e geradora de ação.

Sabemos - grande objetivo da educação não é apenas o saber, mas a ação.

Um dos maiores Mestres de nosso tempo e um gênio na Arte de Viver, formalizou com incrível simplicidade este princípio quando ensinou: "Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e ao que bate, se abrirá."

Hoje, em plena era da informática, com a consequente revolução da comunicação, estamos compreendendo esses eficientes recursos que temos inerentemente dentro de nós.

Bibliografia:
Livros Clipping da Coleção Pensamento de Sabedoria
Editora Martin Claret
1997
Pág. 5, 6 e 7

As pessoas viajam para procurar maravilhas

no topo das montanhas,

nas altas ondas do mar,

nos longos cursos dos rios,

na vasta extensão do aceano,

no movimento circular das estrelas,

e passam por si mesmas sem se maravilhar.

Santo Agostinho

Assim Mesmo

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.

Perdoe-as assim mesmo.

Se você é gentil, as pessoas podem acusa-lo de egoísta, interesseiro.

Seja gentil, assim mesmo.

Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.

Vença assim mesmo.

Se você é honesto e franco as pessoas podem enganá-lo.

Seja honesto assim mesmo.

O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.

Construa assim mesmo.

Se você tem paz, é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.

Seja Feliz assim mesmo.

Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.

Dê o melhor de você assim mesmo.

Veja você que no final das contas, é entre você e Deus.

Nunca foi entre você e outras pessoas.

Madre Tereza de Calcutá

Não se preocupe absolutamente com você, deixe toda a preocupação para Deus: esse parece ser o mandamento de todas as religiões.

Isso não precisa assustar ninguém.

Aquele que se devota a servir com uma consciência limpa haverá de absorver dia a dia essa necessidade em grau cada vez maior, tornando-se continuamente mais rico na fé.

O caminho do serviço dificilmente pode ser seguido por quem não esta preparado para renunciar aos próprios interesses e reconhecer as condições de seu nascimento.

Consciente ou inconscientemente, cada homem presta um serviço a outro.

Se cultivarmos o hábito de prestar serviço deliberadamente, nosso desejo de servir vai se tornar cada vez mais forte, fazendo não apenas a nossa própria felicidade, mas também a do mundo em geral.

As Palavras de Gandhi
Editora Record
pág. 77

O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se eu insisto em repetir para mim mesmo que não posso fazer uma determinada coisa, é possível que eu acabe me tornando realmente incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo.

As Palavras de Gandhi
Editora Record
pág. 74

A maioria das pessoas se esforça para manobrar a riqueza e a sua própria capacidade, no intuito de dominar o mundo externo; mas se esquece de comandar seu mundo interno. De que adiantará dominar o mundo inteiro, se não conseguir comandar a si próprio ?

Bibliografia:

Palavras de Sabedoria
Taniguchi, Masaharu
Seicho-No-Ie
3a Edição
pág. 123

No céu, aprender é ver.

Na terra, é lembrar-se.

Feliz quem atravessou os Mistérios

E conhece a origem e o fim da vida.

PINDARO

Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você a sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores.

Richard Bach

Pensamento do Conde Leon Tolstoy

"Os homens precisam compreender apenas isto: tão somente deixar de lutar com os assuntos externos e gerais, onde não são livres, e usar apenas um centésimo dessa energia ... no reconhecimento e na aceitação da verdade que se desvenda diante deles, na emancipação de si mesmos ..."

Pensamento de Galileu Galilei

Galileu Galilei "Não se pode ensinar alguma coisa a um homem; apenas ajudá-lo a encontra-lá dentro de si mesmo."

"Faça mais do que existir
- viva.
Faça mais do que tocar
- sinta.
Faça mais do que olhar
- observe.
Faça mais do que ler
- absorva.
Faça mais do que escutar
- ouça.
Faça mais do que ouvir
- compreenda."

John H. Rhoades

"Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda."

Tom Peters - Conferencista e consultor empresarial norte-americano na área administrativa e autor de Em Busca da Excelência e O Círculo da Inovação.

Pensamento de Rudyard Ripling

Se ...

Se és capaz de manter a tua calma quando todo o mundo em redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando e para esses, no entanto, achares uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares, ou enganado, não mentir ao mentiroso ou, sendo adiado, sempre do ódio te esquivares; e não parecer bom demais nem pretensioso;

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires, de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores;
Se encontrando a desgraça e o triunfo, conseguires tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se é capaz de sofrer a dor de ver mudadas em armadilhas as verdades que disseste e as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas, e refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se é capaz de arriscar numa única parada tudo quanto ganhaste em toda a vida e perder e, ao perder, sem nunca dizer nada, resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo e dar seja o que for que neles ainda existe, e a persistir assim quando, exausto, contudo resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste !

Se és capaz de, entre a plebe não te corromperes, entre os reis, não perder a naturalidade, e de amigos, que bons, quer maus, te defenderes;
Se a todos podes ser de alguma utilidade;
E se és capaz de dar segundo por segundo ao minuto fatal, todo teu valor e brilho, tua é a Terra com tudo que existe no mundo e - o que ainda é muito mais - és um homem, meu filho !

J. Allen Boone, Kinship With All Life

"Se você quiser aprender o segredo dos relacionamentos justos e razoáveis, basta contemplar ou visualizar o que há de divino em todas as pessoas e coisas, e deixar o resto por conta de Deus."

SEMÂNTICA GERAL

A Semântica Geral originou-se com Alfred (Habdank Sharbek) Korzybski (1879 - 1950) em 1933.

A Semântica Geral pode ser descrita como uma teoria geral de avaliações baseada nos conhecimentos científicos modernos e estuda a relação entre linguagem, pensamento e comportamento para entendermos melhor como nós falamos, como pensamos e como agimos.

Por avaliação, entende-se o processamento de percepções e conclusões como influenciado pela existência de suposições conscientes e inconscientes. Avaliações, não são, necessariamente conscientes. Elas envolvem nossos pensamentos, sentimentos, julgamentos, decisões, etc.

A palavra semântica foi introduzida em literatura lingüística por Michel Breal, traduzido do francês em 1897. É derivado do grego “semainein” (significar) e Breal acentuou o significado no nível verbal. Alfred Korzybski, em 1933, definiu a Semântica Geral não como uma filosofia, psicologia ou lógica, no sentido comum. Mas como uma nova disciplina que explica e nos treina a usarmos nosso sistema nervoso mais eficientemente. Ela trata das reações nervosas do organismo humano-como-um-todo-no-ambiente, de uma maneira muito mais geral e fundamentalmente orgânica que os significados somente das palavras e símbolos.

PREMISSAS DA SEMÂNTICA GERAL

As premissas podem ser dadas pela analogia simples da relação de um mapa com o território :

1. Um mapa não é o território.

2. Um mapa não representa tudo de um território.

3. Um mapa é auto-reflexivo no sentido de que um 'mapa' ideal incluiria um mapa do mapa, e assim por diante, indefinidamente.

Aplicado a vida diária e a linguagem :

1. Uma palavra não é o que representa.

2. Uma palavra não representa tudo sobre um evento.

3. Linguagem é auto-reflexiva no sentido de que na linguagem podemos falar sobre a linguagem.

EXPLANAÇÕES

O mundo é o que é. Nós podemos fazer todos os tipos de mapas e modelos de como o mundo funciona, e alguns deles podem ser muito úteis. Mas os modelos e mapas e qualquer palavra que a pessoa reúna nunca podem fazer mais que se aproximar do mundo atual ou o fenômeno atual que é examinado. O território atual está além da descrição verbal. Nós fazemos abstrações todo o tempo. Uma "abstração", como usada aqui, é aquela que simplifica, condensa, ou simboliza um determinado evento de tal maneira que se pode então, falar melhor a respeito deste evento ou pensar melhor sobre este evento. Nossas percepções sobre um evento constituem uma abstração. Pessoas diferentes experimentarão um mesmo evento de maneira diferente. Dependendo de onde elas percebem o evento e de como funciona a percepção delas.

Nunca será mais que uma parte do que aconteceu, atravessados certos filtros de percepção. Assim, nós registramos certas visões, sons, sentimentos que formam nossas representações do evento, nossos mapas.

Nós poderíamos descrever uma experiência e depois resumirmos (abstrairmos) esta descrição mais adiante, ou seja, fazermos uma abstração de uma abstração anterior, fazermos um resumo do nosso resumo anterior.

Por exemplo, eu poderia dizer que vi um avião num céu azul que pousou no meio de uma quadra de futebol, que tinha um gramado verde e onde estava acontecendo uma partida.

Esta descrição poderia dar para alguém uma idéia do que aconteceu, mas realmente é uma aproximação muito imprecisa do evento que eu, de fato, percebi que é novamente uma aproximação imprecisa do evento que de fato aconteceu. No próximo dia, eu poderia criar uma abstração adicional simplesmente dizendo que vi um avião pousando em uma quadra.

Se alguém levasse minha descrição verbal como o que de fato aconteceu, então todos os tipos de enganos poderiam acontecer. Mas se percebemos que são só mapas, e que mapas diferentes podem ser feitos para o mesmo território, então se torna muito mais fácil reconciliar diferenças. Outro exemplo: tudo o que você pode dizer sobre uma cadeira não é uma cadeira. O cadeira é o que é, algo fundamentalmente indizível. Se isso é reconhecido, então a linguagem e os modelos são de fato muito úteis em nossa vida diária. Isso mostra que as palavras não têm um significado exato. Palavras e símbolos têm significados diferentes para pessoas diferentes, e significados diferentes em contextos diferentes. Uma palavra ou sentença em si mesma necessariamente não diz nada finito, a menos que você descubra o que está ligado a ela.

A maioria das discordâncias, argumentos, brigas, e guerras saem do fracasso em se reconhecer todos os fatores, todas as visões, e de se confiar em mapas de realidade que não correspondem ao que de fato é. As pessoas discutem baseando-se nos próprios mapas e não percebem que outros usam mapas diferentes.

Treinando a si mesmo para reconhecer e superar isso em si mesmo e nos outros, pode-se formar a base para resolvermos a maioria dos conflitos.

BIBLIOGRAFIA

"Science and Sanity - an introduction to non-aristotelean systems and general semantics"

Alfred Korzybsky (1933, 1947)

O melhor soldado não ataca.

O lutador superior vence sem violência.

O maior dos conquistadores vence sem esforço.

O gerente mais bem sucedido dirige sem impor.

Isso e chamado nao-agressividade inteligente.

Isso e chamado superioridade dos Homens.

Lao-Tse

Tao Te King

TEORIA DO ESTILO

As palavras usadas devem ser as mais expressivas que a língua possa fornecer,

contanto que sejam as mais geralmente entendidas.

Não se deve expressar em duas palavras nada que se possa dizer bem em uma; isto é,

não se deve empregar, senão muito raramente, sinônimos, mas o conjunto deve ser

apresentado de modo a ser agradável ao ouvido e quem lê.

Deve-se, em suma, ser fluente, claro e breve,

pois as qualidades contrárias são desagradáveis

Benjamin Franklin (1706-1790)

Benjamin Franklin - Autobiografia / Coleção Universidade de Bolso / Ediouro

PENSAMENTO DE EINSTEIN

O MECANISMO DO DESCOBRIMENTO NÃO É LOGICO

E INTELECTUAL - É UMA ILUMINAÇÃO SUBTÂNEA,

QUASE UM ÊXTASE. EM SEGUIDA, É CERTO,

A INTELIGÊNCIA ANALISA E A EXPERIÊNCIA CONFIRMA

A INTUIÇÃO. ALÉM DISSO, HÁ UMA CONEXÃO COM A

IMAGINAÇÃO.

ALBERT EINSTEIN (1879-1955)

PAGINA ANTERIOR